25/06/2010 - 19h15

Para volante, Chile pode voltar a vencer o Brasil após dez anos

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
  • Millar comemora o seu gol na derrota do Chile para a Espanha por 2 a 1, pela última rodada do grupo H

    Millar comemora o seu gol na derrota do Chile para a Espanha por 2 a 1, pela última rodada do grupo H

O Chile não consegue vencer o Brasil há quase uma década, mesmo assim o volante Rodrigo Millar disse acreditar que a seleção do seu país tem condições de superar o time de Dunga nas oitavas de final da Copa do Mundo. As duas equipes se enfrentam pela segunda fase do Mundial, às 15h30 (horário de Brasília) da próxima segunda-feira, no Ellis Park Stadium, em Johanesburgo.

“Queremos mais. O Brasil é uma equipe complicada, pois consegue traduzir qualquer erro do adversário em gol. Mas acredito que se jogarmos de melhor maneira conseguiremos passar às quartas”, disse o camisa 20, autor do gol chileno na derrota para a Espanha por 2 a 1, pela última rodada da primeira fase.

Apesar do clima de otimismo, o Chile amarga um longo jejum diante dos pentacampeões mundiais. O último triunfo da La Roja ocorreu em 15 de agosto de 2000. Na partida realizada em Santiago, pelas eliminatórias à Copa de 2002, os chilenos ganharam por 3 a 0, com gols do Iván Zamorano, Marcelo Salas e Fabián Estay.

Esta será a terceira vez que os dois países se enfrentam em Mundiais. No último encontro, a seleção brasileira eliminou os adversários nas oitavas do Mundial da França-1998 ao vencer por 4 a 1. O primeiro confronto pela competição aconteceu em 1962, no Chile. Os donos da casa caíram nas semifinais ao perderem por 4 a 2 – o Brasil ficou com o título.

Com o revés diante da Fúria, o Chile terminou na segunda colocação do grupo H da Copa da África do Sul ao somar seis pontos, mesma pontuação com os espanhóis. Os europeus ficaram com a ponta da chave por causa do saldo de gols – dois contra um. “Por todo o trabalho que havíamos feito, merecíamos passar às oitavas de final. Cumprimos o nosso objetivo”, comentou Millar.

Para o confronto com a seleção brasileira, o treinador do Chile, o argentino Marcelo Bielsa, não poderá contar com os zagueiros Gary Medel e Waldo Ponce, que receberam o segundo cartão amarelo e terão que cumprir suspensão automática. O volante Marco Estrada foi expulso contra os espanhóis e também está fora.

* Com agências internacionais

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host