25/06/2010 - 01h40

Jogadores da Nova Zelândia serão recebidos "como heróis" no país

Da EFE
Em Sydney (AUS)

O primeiro-ministro da Nova Zelândia, John Key, afirmou nesta sexta-feira que os jogadores da seleção de futebol do país, que terminaram a Copa do Mundo da África do Sul invictos, embora tenham sido eliminados na primeira fase, serão recebidos por ele como "heróis".

Após empatarem na quinta-feira com Paraguai por 0 a 0, os neozelandeses se tornaram a quarta seleção da história eliminada invicta na primeira fase da Copa do Mundo. Nas duas primeiras rodadas, empates em 1 a 1 com Eslováquia e Itália.

As vagas do grupo F ficaram com Paraguai (que conquistou cinco pontos) e Eslováquia (quatro). A Nova Zelândia, com três, terminou a primeira fase à frente da atual campeã Mundial, a Itália, que somou apenas dois.

"Vão a voltar à Nova Zelândia como heróis, na minha opinião. Foi uma tarefa hercúlea, não conseguiram a vaga, mas podemos ficar muito orgulhosos do resultado", disse o primeiro-ministro à rádio New Zealand.

"Deram tudo o que podiam, estiveram à altura de uma grande equipe do Paraguai, assim como contra a Eslováquia e a Itália, e mostraram que são um time com muita coragem, jogam em equipe e são disciplinados", acrescentou Key.

O primeiro-ministro rejeitou uma proposta para declarar na sexta-feira uma festa nacional para honrar a façanha da seleção neo-zelandesa, mas disse que seus "campeões" serão recebidos com um desfile quando retornarem à Nova Zelândia nos próximos dias.

"Os neozelandeses se lembrarão do jogo contra a Itália. Se não fosse aquele pênalti apitado contra, poderíamos ter vencido a campeã do Mundial de 2006", concluiu o orgulhoso Key.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host