25/06/2010 - 02h12

Japão amanhece em festa após classificação dos 'Samurais Azuis' na Copa

Da EFE
Em Tóquio (JAP)
  • Como já é tradição na Ásia, torcedor japonês pula no rio Dotonbori, em Osaka para comemorar vitória

    Como já é tradição na Ásia, torcedor japonês pula no rio Dotonbori, em Osaka para comemorar vitória

Centenas de japoneses passaram o amanhecer em Tóquio celebrando a vitória de sua seleção sobre a Dinamarca, por 3 a 1 nesta quinta-feira, que garantiu a histórica classificação à próxima fase da Copa do Mundo da África do Sul.

As principais ruas da capital amanheceram repletas de torcedores que celebravam o triunfo dos ‘Samurais Azuis’, como são chamados os jogadores da seleção nipônica, em plena madrugada japonesa.

Embora a partida tenha começado as 3h30 no horário local, o índice de audiência na região de Kanto, que inclui a área metropolitana de Tóquio, chegou a atingir 41,3%. O país vive a maior euforia com o futebol desde a Copa do Mundo de 2002, realizada no próprio país, em conjunto com a Coreia do Sul, quando o time passou para a segunda fase pela primeira vez em sua história.

Na cidade de Osaka, centro do país, milhares de pessoas se reuniram nas ruas, enquanto algumas dezenas se jogaram no rio Dotonbori, para comemorar, a exemplo do que fazem nas vitórias do time local de baseball.

As bancas de jornal traziam edições extras matinais, destacando o feito do time treinado por Takeshi Okada, que pela primeira vez chega às oitavas de final em um Mundial realizado fora de casa.

Os títulos dos jornais em nada lembram as críticas antes do início da Copa, quando os japoneses foram derrotados em vários amistosos de preparação. O Daily Sports afirma que Okada é um treinador "digno de orgulho".

Por sua vez, o Sports Hochi destaca o papel dos três jogadores que balançaram as redes contra os dinamarqueses, Keisuke Honda, Yasuhito Endo e Shinji Okazaki, com destaque para Honda, o principal nome do time na Copa.

O Japão enfrentará o Paraguai na terça-feira, em Pretória, às 11h, de Brasília, na briga por uma vaga nas quartas de final.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host