Karim Jaafar/AFP Photo

Daniel Alves passa pela marcação de Meireles: sem criatividade no meio-campo

25/06/2010 - 12h53

Brasil volta a mostrar defeitos, mas pega chave fácil no mata-mata

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Durban (África do Sul)*

O Brasil conseguiu ficar no lado mais fácil do mata-mata da Copa do Mundo. O nervoso empate em 0 a 0 com Portugal nesta sexta-feira, em Durban, porém, mostrou o velho problema da equipe de Dunga contra retrancas. Mesmo assim, foi suficiente para assegurar a liderança do grupo G. Nas oitavas de final, na próxima segunda-feira, em Johanesburgo, pegará o segundo colocado do grupo H, ainda não definido. Mais que isso, só poderá cruzar com rivais como Argentina, Alemanha e Inglaterra numa eventual decisão. A Holanda, na teoria, é o adversário mais forte dos brasileiros em uma possível partida de quartas de final. Na próxima fase, o time de Dunga pega o Chile, que perdeu a liderança da chave para a Espanha - o duelo com os chilenos acontece na segunda-feira.

  • AP

    Cristiano Ronaldo passa por Julio Cesar: jogo já estava parado

  • Flávio Florido/UOL

    Luís Fabiano reclama após levar o cartão amarelo por falta em Pepe

  • AFP/Carl de Souza

    Gilberto Silva dá bronca em Felipe Melo, que saiu ainda no 1º tempo

  • 30min do 1ºT Nilmar aproveita bola cruzada  e manda na trave. Chance mais clara do Brasil.
    44min do 1ºT Dunga opta por tirar o nervosinho Felipe Melo após o volante tomar cartão amarelo.
    14min do 2ºT R.Meireles chega com perigo e J.Cesar salva. Portugal na vai ao ataque. 

Para conseguir isso, a seleção de Dunga enfrentou dois tipos de teste nesta sexta: jogar sem Kaká (suspenso) e Robinho (poupado) e superar a tensão do duelo com os lusitanos. Foi reprovado em ambos. Portugal entrou em campo, no primeiro tempo, recuado, com só um jogador no ataque. A mesma formação usada pela Coreia do Norte. E como na estreia do Mundial, o Brasil não conseguiu superar a retranca. Faltou movimentação no setor ofensivo e os meias não fizeram sua função básica: armar o jogo.

O time de Dunga teve duas chances ainda no primeiro tempo. Uma no segundo. Mas é pouco para um time que quer ser campeão mundial, ainda mais quando, no segundo tempo, Carlos Queiroz mudou o sua equipe e Portugal passou a dominar o jogo. Quando o treinador brasileiro olhou para o banco de reservas, para tentar contra-atacar as trocas do português, as alternativas não apareceram. Ramires entrou no lugar de Júlio Baptista e Grafite, no de Luís Fabiano. Mas os dois estão longe de ser opções reais de criatividade no elenco verde-amarelo.

Com isso, o Brasil caiu no jogo duro que a retranca portuguesa causava. E, nesse quesito, o naturalizado Pepe foi o protagonista. Chegando sempre forte, forçou um amarelo a Luís Fabiano (que deu uma entrada dura no rival) e outro a Felipe Melo. A entrada violenta no tornozelo esquerdo do camisa 5 rendeu um cartão para o jogador luso. O volante brasileiro deu o troco, levou o cartão e Dunga preferiu trocá-lo por Josué ainda no primeiro tempo, para evitar a expulsão.

Até esse momento, a seleção brasileira até tentava. No 1º tempo, deu a impressão de que precisava mais da vitória que os lusitanos. Com 63% de posse de bola e o dobro de finalizações, o time de Dunga dominou as ações. Nilmar mostrou gás. Mandou uma bola na trave, deu um chapéu seguido de chute para fora e acreditou em todas as bolas. Daniel Alves e Júlio Baptista, promovidos a titulares excepcionalmente nesta sexta-feira, não funcionaram como se esperava. Daniel foi bem, mas não foi brilhante. Mesmo assim,  fez mais do que Júlio, nulo, principalmente no 2º tempo.

Depois do intervalo, o jogo ficou mais aberto. Portugal lembrou o time que goleou a Coreia do Norte por 7 a 0. E o Brasil começou a tomar seguidos sustos. Na frente, Júlio Baptista ficou só na determinação e deixou o campo. A criatividade que muitas vezes falta ao Brasil não apareceu com ele em campo. É bom Kaká voltar logo, e bem.

Para Portugal, o jogo foi bom. A retranca funcionou e o time foi perigoso, principalmente, na etapa final. Como era esperado, foi um rival muito melhor do que Coreia do Norte e Costa do Marfim, fruto da qualidade técnica de seus atletas. E o “fator Cristiano Ronaldo” fez a diferença. Fominha como de costume, o melhor jogador do mundo de 2008 arriscou chutes de longe, esboçou arrancadas pelas laterais e deixou a defesa sempre em alerta. Foi dele, por exemplo, o melhor lance português, aos 14min do 2º tempo. Terminou como o melhor da partida pela Fifa.

Embora os gols não tenham saído, os 62 mil torcedores que foram ao estádio Moses Mabhida viram uma partida movimentada e com momentos de tensão. Um bom aperitivo para o que deve acontecer nas oitavas de final. O Brasil só não poderá errar tanto no setor ofensivo. No mata-mata os gols que não aconteceram nesta sexta farão falta, mesmo no lado “fácil” da chave.

 

Blog do Juca
0 a 0 lutado e vaiado. O Brasil jamais foi campeão sem ser invicto. Mas o lindo estádio de Durban merecia mais.
Blog do Birner
Brasil 0×0 Portugal: Violência, medo e pouco futebol. Portugal foi medroso e reservas do Brasil falharam.
Nilmar não fez gol, mas se movimentou bastante, criou oportunidades e brigou bastante, até na defesa. Júlio Baptista entrou para substituir Kaká e não conseguiu fazer nada. Perdeu a maioria das bolas que recebeu.
A defesa de Portugal voltou a mostrar sua força. Segue zerada na Copa e tomou um gol nos últimos 11 jogos. Michel Bastos só apareceu em campo nos erros bizarros que cometeu nos raros apoios ao ataque

 

1ºT – 21min – Lance quente: com jogada parada, Felipe Melo levanta demais a perna em dividida com Pepe. Ninguém é advertido.
1ºT – 30min – UUUHHH! Luís Fabiano cruza para área. A bola passa por todo mundo e sobra para Nilmar. Sem ângulo, ele chuta e obriga goleiro Eduardo a fazer boa defesa. A Jabulani toca no travessão.
1ºT – 38min – UUUHHH! Bola lançada para Maicon, que tem dificuldade para dominar. Ainda assim, cruza bem. Luís Fabiano se antecipa a e cabeceia. A bola passa raspando o gol de Eduardo.
1ºT – 44min – Dunga tira Felipe Melo, coloca Josué, logo após volante receber amarelo.
2ºT – 14min – UUUHHH! Cristiano Ronaldo recebe no meio, avança. Lúcio desarma, mas a bola rola para o meio da área e sobra para Raúl Meireles. O português toca na saída de Julio Cesar, o goleiro brasileiro desvia.
Confira todos os lances do jogo.
AP/Roberto Candia

Veja mais fotos da partida

 

No pé do Ronaldo
Os brasileiros pegaram no pé do astro luso. Uma faixa dizia: “Ei, Cristiano, Ronaldo só existe um!”, em referência ao Fenômeno. Alguns também cantaram: “Ronaldo, v...”.
Ano de eleição
Ramires parecia político: cumprimentou vários jogadores de Portugal antes do jogo e conversou bastante com Fábio Coentrão, seu companheiro de Benfica.
O batuque e as vuvuzelas
As vuvuzelas não deram sossego durante o jogo todo, como de costume, mas dividiram um pouco das atenções com o batuque puxado por torcedores brasileiros atrás de um dos gols.
Gramado ruim
A 20 minutos do início do jogo, o gramado foi molhado pelos organizadores. O “banho” durou cerca de dez minutos e deixou o campo de jogo mais rápido.

 * Atualizada às 17h47

Ficha da Partida

Portugal

Técnico: Carlos Queiroz
1. Eduardo
21. Ricardo Costa
6. Ricardo Carvalho
2. Bruno Alves
11. Simão
5. Duda
8. Pedro Mendes
15. Pepe
14. Miguel Veloso
16. Raúl Meireles
19. Tiago
23. Fábio Coentrão
10. Danny
7. Cristiano Ronaldo

Brasil

Técnico: Dunga
1. Julio Cesar
2. Maicon
3. Lúcio
4. Juan
6. Michel Bastos
8. Gilberto Silva
17. Josué
5. Felipe Melo
13. Daniel Alves
18. Ramires
19. Júlio Baptista
21. Nilmar
23. Grafite
9. Luís Fabiano
Primeira fase - Grupo G  
Data: 25/06/2010 - 11h00 Árbitro: Benito Archundia (MEX)
Local: Moses Mabhida Assistentes: Hector Vergara (CAN) e Marvin Torrentera (MEX)

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host