25/06/2010 - 15h47

Atacante da Eslováquia surpreende e lidera artilharia da Copa do Mundo

Das agências internacionais
Em Pretória (África do Sul)
  • Os gols de Robert Vittek ajudaram a Eslováquia a eliminar a Itália e se classificar para as oitavas de final da Copa do Mundo

    Os gols de Robert Vittek ajudaram a Eslováquia a eliminar a Itália e se classificar para as oitavas de final da Copa do Mundo

O atacante da Eslováquia, Robert Vittek, admira a vista do topo da lista de artilheiros da Copa do Mundo. Com três gols marcados, o jogador de 28 anos está dividindo a liderança com o argentino Gonzalo Higuain e o espanhol David Villa. Seu posicionamento na área e a precisão nas cabeçadas garantiram a Eslováquia entre as 16 melhores seleções da Copa do Mundo. 

Durante as eliminatórias, ele não fez muitos gols, mas ajudou os companheiros entregando bolas em condições de marcarem.

“Não se trata apenas de marcar, mas também do passe”, disse Vittek, eleito o melhor em campo nos três jogos da seleção no Mundial.

Sua cabeçada certeira no empate com a Nova Zelândia (1 a 1) e os dois gols marcados na última quinta-feira, na vitória por 3 a 2 sobre a Itália, fizeram Vittek chegar à marca de 22 pela seleção e igualar os números de Szilard Nemeth como o maior artilheiro da Eslováquia em todos os tempos.

Se marcar contra a Holanda, no próximo domingo, ele supera a marca e ainda se mantém no topo da artilharia da Copa. Mas diz que essa não é a sua meta.

“Não estou pensando nisso. Claro que fico feliz, mas quero mais é ajudar o time”, declarou Vittek, que além da Eslováquia, passou pelo futebol da Alemanha e da França, antes de integrar o time truco Ankaragucu no início do ano.

A modéstia de Vittek é tão grande, que após a partida contra a Itália, ele disse que seu desejo era de quebrar o troféu de “melhor em campo” em pequenos pedaços e dividir com seus companheiros. Na condição de segundo jogador mais experiente do time, atrás apenas do machucado Miroslav Karhan, eles inspira os demais.

“Vittek não é apenas um grande atacante. Ele é um cara excepcional e une o time”, elogiou o zagueiro Peter Pekarik. “Ele é um dos mais experientes e seu sucesso motiva e inspira a todos nós”, completou.

Perguntado se Vittek poderia ser o artilheiro do Mundial, o outro zagueiro do time, Jan Durica, sorriu e respondeu "que ficaria muito feliz se no próximo jogo ele marcasse três gols”.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host