25/06/2010 - 10h25

11 anos após 'projeto Copa 2010', EUA celebram classificação às oitavas

Do UOL Esporte
Em São Paulo

JOVEM 'LOIRO' VIRA ÍDOLO AMERICANO

  • AFP

    Donovan, com cabelo tingido e ainda um novato em 1999, fez parte do 1º grupo do projeto Copa 2010

  • Estrela da seleção norte-americana, Donovan marcou o gol da classificação às oitavas da Copa

Em 1999, um grupo de profissionais nos Estados Unidos lançou o “projeto 2010”, que consistia em fazer do futebol um esporte “de verdade” no país e formar atletas para estourarem a longo prazo. A meta era ambiciosa: conquistar a Copa do Mundo. Aposta daquela época, Donovan é considerado um dos maiores jogadores da história da seleção norte-americana.

Classificado para as oitavas da Copa na condição de melhor time do grupo C, a seleção dos Estados Unidos enfrenta Gana nas oitavas, sábado, às 15h30, em Rustenburgo.

Mais de 170 jogadores fizeram parte do programa de residência. Seis estão na lista da Copa do Mundo: Donovan, Onyewu, Beasley, Michael Bradley, Jozy Altidore e Jonathan Spector. Outros ainda não vingaram, como Freddy Adu, que era visto como o “novo Pelé”.

Quando lançado, o projeto 2010 tinha como intenção reunir os melhores jogadores sub-17 nos Estados Unidos para desenvolver, sob a orientação do técnico John Ellinger, equipes competitivas.

A chegada às quartas de final de 2002 e o vice-campeonato da Copa das Confederações de 2009 são os principais feitos do futebol do país.

"Landon [Donovan] pertence ao primeiro grupo do programa. Ele e outros jogadores hoje na seleção continuaram a empurrar o programa e foram sempre jogando em um nível superior", destacou Ellinger.

Um dos mentores do projeto, Ellinger frisa que o sucesso do programa não necessariamente depende da conquista da Copa da África.

"Eu sempre acreditei que o papel era para nos tornar competitivos e em condições de vencer uma Copa do Mundo. Se você olhar para ele nestes termos, eu diria que foi um enorme sucesso".

Caso supere os ganenses nas oitavas, o time norte-americano encara nas quartas o vencedor de Coreia do Sul x Uruguai.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host