EFE/ROLF VENNENBERND

Jogadores da Nova Zelândia comemoram gol de empate contra Eslováquia

24/06/2010 - 07h00

Perto de milagre, Nova Zelândia atrai atenções e pode decretar até feriado nacional

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Nova Zelândia nem sequer venceu uma partida na Copa do Mundo, mas pode alcançar um dos momentos esportivos mais importantes da história do país. Com a chance concreta de passar às oitavas de final, a seleção atraiu a atenção de grande parte da imprensa mundial, despertou o interesse do povo neozelandês e pode decretar o dia 24 de junho de 2010 até como feriado nacional.

O futebol está longe de ser um esporte popular no país da Oceania, ficando bem atrás do rúgbi. Mas conquistou a torcida pelo feito e pela superação. Nesta Copa do Mundo, na estreia contra a Eslováquia, a equipe conseguiu o empate aos 47 minutos do segundo tempo. No jogo seguinte, diante da tetracampeã mundial Itália, mais uma vez mostrou força para arrancar o empate e levou um gol após um pênalti duvidoso para o adversário.

Com os mesmos dois pontos dos europeus e dois a menos que os sul-americanos, a Nova Zelândia pode pela primeira vez na história chegar às oitavas. Sua única participação em um Mundial havia sido em 1982, mas terminou sem um ponto sequer.

O ineditismo fez a imprensa, que tratava a equipe como uma das mais fracas do torneio, se render. Poucos correspondentes que vieram da Oceania acompanhavam a equipe, mas esta semana mais de 50 veículos de diversas partes do mundo, inclusive do Brasil, foram a Polokwane acompanhar as atividades.

No país, os principais jornais que antes praticamente ignoravam a modalidade dão destaque e colocam como um ‘feito histórico’. De acordo com o periódico Nzherald, há um projeto de lei para determinar o dia 24 de junho, data da partida contra o Paraguai, feriado nacional, caso a equipe avance às oitavas de final.

A ideia é do Partido Trabalhista que divulgou um comunicado em seu blog. "A Nova Zelândia merece um feriado se os All Whites vencerem o Paraguai, na quinta-feira. Este seria um resultado muito, muito importante. E se a Austrália pode declarar um feriado quando venceu a America's Cup, então podemos fazer melhor ."

A imprensa nacional também se manifestou. O jornal The Press aponta o duelo contra o Paraguai não só como “o evento esportivo do ano”, mas como “o dia mais importante do futebol” para aquele país, que pode se tornar um dos acontecimentos esportivos mais importantes da história.

Todo o ambiente favorável já alcançou os jogadores que se sentem motivados. “Isso mostra o quanto o futebol já chegou à Nova Zelândia. Um ou dois anos atrás, ninguém teria imaginado que o time de futebol poderia despertar esse interesse. Isso é fantástico ", disse o goleiro Mark Paston, um dos mais populares do time.

O momento também é especial para o técnico Ricki Herbert. Ele relembra quando se reuniu com alguns jornalistas em uma entrevista no Hotel Heritage em Christchurch, no dia anterior a um amistoso contra a Malásia, sua segunda partida no comando, em fevereiro de 2006.

Naquela ocasião, ele expôs seu plano à caminho da África do Sul. “Eram sorrisos educados, mas havia uma pergunta no ar se era um esquema ambicioso para o time. É engraçado como as coisas evoluem", relembra.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host