24/06/2010 - 07h13

Kassab avisou à Fifa que finalizou projeto para construir o 'Piritubão', diz jornal

Do UOL Esporte
Em São Paulo*

Depois da exclusão do estádio do Morumbi, do São Paulo, como sede da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, a capital paulista segue atrás de uma alternativa para receber partidas da competição. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, um importante passo foi dado para a construção de uma nova arena, com a confirmação do prefeito da cidade de ter fechado projeto para o “Piritubão”.

De acordo com a colunista Sonia Racy na edição desta quinta-feira do diário, o prefeito Gilberto Kassab já avisou aos membros da Fifa que “fechou o projeto e a equação financeira - incluindo as garantias bancárias necessárias - para construir um novo estádio em Pirituba”.

Uma posição oficial não será dada sobre o caso até o encerramento da Copa do Mundo na África do Sul, segundo o jornal, mas a prefeitura negou a informação, dizendo ainda que não utilizará recursos públicos para a construção de uma nova arena.

Segundo os primeiros planos para que se levante a obra, o estádio será uma arena multiuso, com uma capacidade para 45 mil pessoas, o que não poderia comportar a abertura do Mundial, um grande sonho da cidade.

A Fifa exige 60 mil lugares para que a partida inaugural da competição possa ocorrer, o que, também segundo O Estado de S. Paulo, gerou adaptações a este projeto.

Quem também entrou na briga para receber a Copa do Mundo foi o Palmeiras. No mesmo dia da exclusão do Morumbi, o clube ofereceu sua arena - que está em reforma - para ser sede paulista no Mundial.

PREFEITURA NEGA

Confira a íntegra da nota oficial divulgada pela prefeitura de São Paulo, que nega as informações sobre o estádio em Pirituba:

"A Prefeitura de São Paulo informa ser improcedente a afirmação de que o prefeito Gilberto Kassab teria comunicado a membros da Fifa aprovação de projeto e equação financeira para construção de um novo estádio em Pirituba. Reafirma também a sua decisão de não utilizar recursos públicos para a construção de nova arena na cidade de São Paulo, pois entende que o seu papel é fazer investimentos em obras de infraestrutura urbana que melhorem ainda mais o cotidiano dos paulistanos. Esclarece, ainda, que continua empenhada junto com o Governo do Estado e o Comitê Paulista na busca da melhor solução para a participação de São Paulo na Copa de 2014, preservando o patrimônio público e os interesses da população."

*Atualizada às 12h06
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host