Stuart Franklin/Getty Images

Goleiro Sorensen mostra decepção após sofrer o segundo gol do Japão

24/06/2010 - 18h39

Jornais dinamarqueses culpam o goleiro e dizem que time caiu sem honra

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A imprensa dinamarquesa não perdoou a derrota por 3 a 1 para o Japão que eliminou o time da Copa do Mundo logo na primeira fase. O goleiro foi o principal alvo dos jornais, que também criticaram a despedida de uma geração de veteranos e destacaram que faltou dignidade, já que é a primeira vez que a Dinamarca participa de um Mundial sem disputar a segunda fase.

Para o jornal Sporten, “a Dinamarca caiu sem honra”. O jornal questionou o fato de a bola parada ter sido apontada como um ponto forte dos europeus, sendo que o que se viu foi justamente o contrário. O Japão marcou dois gols de falta. A publicação chamou o goleiro Sorensen de “distraído”, mas elogiou o técnico Morten Olsen por tentar mexer no time logo após sofrer 2 a 0.

Já o SPN destacou a despedida da geração dos veteranos Soren Larsen, Jon Dahl Tomasson e Martin Jorgensen. Para o jornal, foi “melancólico”, porque nenhum deles jogou nada. A publicação ainda deu notas para os jogadores, e três receberam zero: o goleiro Sorensen, o meia Kahlenberg e o atacante Tomasson.

O zagueiro Daniel Agger levou 7 e teve a nota mais alta. As maiores críticas foram para o goleiro. “Sorensen desapareceu completamente”, afirmou a chamada. “Passou em branco duas vezes em cobranças de falta. No primeiro gol, deveria ter defendido. No segundo, se posicionou mal. Depois do intervalo, soltou uma bola que bateu na trave. Oh”, lamenta o artigo.

Na imprensa japonesa, os jornais elogiaram os jogadores Endo e Honda, que fizeram gols de falta e abriram caminho para a vitória. Com chamadas discretas, as publicações destacaram a primeira Copa em que Japão e Coreia do Sul chegam juntos à segunda fase desde 2002.

Pelo mundo, a manchete que mais chamou a atenção foi do jornal The Sun, da Inglaterra: “Danes Hit Endo The Road”, usando o nome do meia Endo para compor a frase “dinamarqueses encontraram o fim da estrada”. O francês L’Equipe também foi mais criativo: “Japoneses ganham por ippon”.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host