Nic Bothma/EFE

Hugo Almeida ganhou vaga de Liedson, entrou bem contra Coreia do Norte e fez gol

24/06/2010 - 18h41

Hugo Almeida atribui força de Portugal a Felipão e destaca apoio de Eusébio

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Portugal virou uma potência na Copa no século 21 e nesta sexta-feira decidirá com o Brasil a primeira colocação do Grupo G. Na opinião do centroavante Hugo Almeida, que participa do seu primeiro Mundial, Luiz Felipe Scolari é um dos principais responsáveis pela evolução da seleção lusitana.

Técnico de Portugal entre 2003 e 2008, Scolari foi semi-finalista da Copa de 2006 e vice-campeão da Eurocopa em 2004. “O Felipão deu força de novo para a seleção portuguesa, trouxe confiança ao país”, declarou Almeida, em entrevista exclusiva ao UOL Esporte por e-mail.

MAIS SOBRE BRASIL X PORTUGAL

Expectativa de jogo bonito atrai foco para Brasil x Portugal, na sexta-feira

O camisa 18, que ganhou a vaga do luso-brasileiro Liedson no ataque e será titular nesta sexta, a partir das 11 horas, no estádio Moses Mabhida, em Durban, também enalteceu a presença de Eusébio na África do Sul. O maior jogador português de todos os tempos tem participado do dia a dia da seleção no Mundial de 2010.

Confira a entrevista com o centroavante Hugo Almeida, autor de um gol na goleada por 7 a 0 sobre a Coreia do Norte:

UOL Esporte - Qual foi a importância do Felipão para a evolução de Portugal nas Copas?
Hugo Almeida - Chegamos em 2002 com um grande time, mas fomos eliminados na primeira fase e as pessoas não reconheciam mais nosso país como uma potência. Em 2006, Portugal mostrou seu valor e chegou às semifinais, além de ter chegado à final da Eurocopa contra a Grécia. Grande parte do mérito por Portugal ter voltado a ser uma potência no futebol é do Felipão.

Qual é a diferença de comando entre o Carlos Queiroz e o Felipão?
Felipão tinha o grupo na sua mão. Ele formou aquilo que as pessoas chamavam de a "Família Scolari". Ele realmente formou uma família com a seleção, e aquilo foi muito importante. O time era unido. Já o Queiroz é o tipo de treinador que sabe falar a língua do jogador, que nos escuta muito e sempre nos questiona quando pensa em algo.

Eusébio tem conversado com os jogadores para passar sua experiência?
Só a presença do Eusébio por perto é algo sensacional. Ele é o jogador mais importante da história do futebol português, uma grande pessoa e tem muita coisa para nos passar. Ele tem conversado conosco e sempre nos passa muita tranquilidade.

Como os jogadores lidam com as atenções da imprensa e das torcedoras direcionadas quase que 100% ao Cristiano Ronaldo?
Todo time tem a sua estrela, e ele é a nossa. Ter um jogador como ele ao nosso lado não nos deixa triste, e sim o contrário. Jogar ao lado de Cristiano Ronaldo nos dá mais vontade de brilhar em campo e chamar atenção para nós mesmos.

Como você vê a presença de estrangeiros na seleção?
Jogadores como Deco e Liedson são vitais para a seleção, por isso não dá para negar que são de grande ajuda para o time. Isso aumenta a concorrência entre os portugueses, mas também faz com que apenas os melhores estejam na seleção. Fica mais difícil defender Portugal e a conocrrência aumenta muito, mas melhora a qualidade do time e faz com que nos esforcemos ainda mais.

Você faria o caminho contrário de Deco, Liedson e Pepe se tivesse oportunidade: jogaria pelo Brasil?
Não me vejo defendendo outra seleção que não seja a portuguesa, então acho que não. Tenho muito carinho pelo meu país, mas a concorrência na seleção brasileira realmente é muito grande. No meu caso, eu sei que não trocaria Portugal por outro país.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host