24/06/2010 - 18h39

Após reclusão, técnico do Japão prega união como fator para classificação

Das agências internacionais
Em Rustemburgo (África do Sul)

O Japão chegou à África do Sul desacreditado e muito criticado. O nipo-brasileiro Marcus Tulio Tanaka pediu para o time se rebelar contra o técnico Takeshi Okada e atuar com as próprias convicções. O comandante ficou recluso e sem comunicação por um dia. Tudo isso faz parte do passado. Agora, o comandante nipônico prega a união como fator determinante para a classificação às oitavas de final, obtida nesta quinta-feira.

A vaga no mata-mata da Copa do Mundo foi ratificada com a vitória por 3 a 1 sobre a Dinamarca. O Japão entrou na última rodada com a vantagem do empate, mas obteve um triunfo convincente e abocanhou o segundo lugar no grupo E. A Holanda confirmou o favoritismo e terminou como líder.

“Nosso time tem algo que os outros não têm. Estamos verdadeiramente unidos. Queríamos provar que o futebol é um esporte em equipe”, afirmou Okada após a classificação. O divisor de águas para a seleção japonesa foi a vitória na estreia contra Camarões, que criou as reais possibilidades de chegar ao mata-mata.

Antes disso, o clima na equipe nipônica não era dos melhores. Após a derrota para o Coreia do Sul em amistoso no dia 24 de maio, Okada colocou o cargo à disposição. No entanto, a Federação Japonesa decidiu mantê-lo à frente do time nacional.

Dois antes da estreia, Tanaka afirmou que se o Japão jogasse como o técnico queria, dificilmente conseguiria mostrar algo na Copa. Neste mesmo dia, Okada ficou recluso em seu quarto de hotel. “Sua estratégia tem mudado e imagino que ele está procurando encontrar o equilíbrio entre o seu ideal e a realidade”, disse à época o diretor-técnico da Federação Japonesa, Hiromi Hara.

No dia da estreia, o técnico japonês Okada chegou a dizer que seria bom o suficiente terminar o primeiro tempo contra Camarões sem levar gols ou com apenas um tento de desvantagem. Agora, as modestas pretensões foram deixadas de lado e o comandante já sonha alto.

“Não alcançamos ainda nosso objetivo. Os jogadores descansarão esta noite e amanhã retomaremos nosso trabalho. Não chegamos ainda ao mais alto nível internacional”, falou Okada. O adversário do Japão nas oitavas é o Paraguai, líder do grupo F.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host