24/06/2010 - 11h36

A dois gols da classificação, Suíça faz cálculos e vê brechas em Honduras

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A conta do técnico alemão Ottmar Hitzfeld para classificar a Suíça às oitavas de final da Copa do Mundo é, a princípio, simples: dois gols de diferença contra Honduras, e a bomba cai na mão de Chile ou Espanha.

“Estou convencido de que temos os meios de fazer o necessário. Já sabemos o que temos que fazer, e isso é uma grande vantagem”, anteviu Hitzfeld em coletiva de imprensa na última quarta-feira.

O único problema que se apresenta aos alpinos é, exatamente, fazer os gols. A Suíça é uma equipe de grande solidez defensiva, difícil de ser vencida (a Espanha que o diga...). Mas, ultimamente, as equações de Hitzfeld, que também é professor de matemática, não têm previsto anotar tentos a seu favor.

Hitzfeld comenta o porquê da retranca suíça nos dois jogos que disputaram na Copa até agora. “De fato, aplicamos esquemas de jogo defensivos duas vezes seguidas. A primeira vez [contra Espanha], foi uma escolha tática deliberada. Na segunda vez [contra o Chile], foram as circunstâncias que nos forçaram a nos fechar, já que estávamos com dez em campo com apenas meia hora de jogo”.

Até agora, a Suíça só teve um momento em que jogou para frente. O resultado, o próprio Hitzfeld conta. “Nos últimos quinze minutos da partida contra o Chile, nós atacamos, ou seja, somos capazes de ir pra cima. Mas também vimos o que aconteceu: os chilenos tiveram umas três ou quatro chances de marcar o segundo gol em cima de nós”.

A estratégia do técnico será manter o já conhecido cadeado em torno de seu gol, estudar as falhas de seu adversário e ser preciso nos dois golpes necessários contra os hondurenhos.

“Observei que, na partida contra a Espanha, quando perdiam por 2 a 0, Honduras tinha uma postura ofensiva. É uma equipe que quer ir pra cima, mas reparei que tinham alguns buracos na defesa”.

Ainda que a matemática não seja tão flexível assim, Hitzfeld acredita que seja possível mudar sua calculada equipe. “Somos uma equipe forte física e mentalmente. Por isso estou confiante em nossa capacidade de nos adaptar à situação”.

Suíça e Honduras se enfrentam nesta sexta-feira, às 15h30, em Bloemfontein. Ao mesmo tempo, Espanha e Chile jogam em Pretoria, fechando a primeira fase do Mundial da África do Sul.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host