23/06/2010 - 19h16

Técnico da Suíça diz encarar Honduras como 'semi da Liga dos Campeões'

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Para conseguir a classificação para as oitavas de final, a Suíça terá de sair de seu jogo defensivo, que lhe valeu o recorde de tempo sem tomar gols em Copas do Mundo (559 minutos) e marcar ao menos dois gols sobre Honduras. A partida é tão decisiva que o alemão Ottmar Hitzfeld, técnico da Suíça, a comparou com as fases finais de um torneio que ele próprio já ganhou duas vezes: a Liga dos Campeões da Europa.

"Encaro como uma semifinal de Liga dos Campeões. Teremos a oportunidade de atingir nosso grande objetivo que é chegar às oitavas de final. Para isso, precisamos de uma vitória com dois gols", declarou em coletiva de imprensa Hitzfeld, vencedor do torneio em 1997 com o Borussia Dortmund e em 2001, com o Bayern de Munique.

Assim sendo, o meio-campista Gokhan Inler refletiu mais uma vez o espírito que seu comandante quer implantar na Suíça no jogo contra Honduras: ir para o ataque.

“Honduras joga um bom futebol, mas temos que assumir o papel de equipe favorita, que deve provocar e controlar as ações”, contou o atleta da Udinese, da Itália, ao site da Fifa.

Porém, a Suíça tem sido nos últimos anos uma equipe retranqueira, que joga para não perder e espera o adversário em seu campo. Portanto, mudar totalmente de filosofia de jogo não deve ser uma tarefa das mais fáceis.

Ainda assim, Inler, que foi capitão da Suíça na ausência do veterano Alexander Frei, confia que ele e seus companheiros poderão mudar de estilo de jogo. “Temos potencial para isso. Temos tempo para mudar de cara”.

Algo que o próprio técnico Hitzfeld corrobora: "Acredito na minha equipe e no poder ofensivo de meus jogadores", declarou em coletiva de imprensa.

Já o zagueiro Steve Von Bergen se mostra um pouco menos incisivo nesta capacidade de mudança. “Será necessário fazer gol, mas sem esquecer a estabilidade defensiva. Não podemos mudar de estilo de jogo num estalar de dedos”, afirmou.

Suíça e Honduras se enfrentam nesta sexta-feira às 15h30 no estádio Free State, em Bloemfontein. Ao mesmo tempo, jogam Espanha e Chile em Pretoria, fechando a primeira fase do Grupo H.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host