AFP

Ministra Roselyne Bachelot cobrou providências contra autores do "desastre"

23/06/2010 - 09h36

Sarkozy convoca reunião para discutir fiasco; ministra diz que culpados "prestarão contas"

Das agências internacionais
Em Paris (França)

Nesta quarta-feira, Nicolas Sarkozy convocou uma “reunião de trabalho” com os responsáveis governamentais do esporte para discutir a polêmica participação dos Bleus na Copa do Mundo. A reunião acontece um dia antes de ele receber o atacante Thierry Henry, a pedido do jogador.

O Conselho de Ministros da França se reuniu nesta quarta e um dos assuntos foi a série de polêmicas envolvendo a seleção na África do Sul. Um porta-voz do governo anunciou que Sarkozy receberá nesta tarde os políticos responsáveis pelo esporte francês.

O presidente se encontrará com François Fillon, primeiro-ministro, Roselyne Bachelot, ministra do Esporte, e Rama Yade, secretária de Estado para o Esporte. A reunião servirá para tomar medidas e buscar soluções.

“O Governo que se dar um tempo para decidir e deseja que as decisões sejam tomadas com tranquilidade, à distância”, afirmou Luc Chatel, porta-voz do Governo francês. Na quinta-feira, Sarkozy conversará com Thierry Henry. O próprio atacante solicitou o encontro com o presidente.

Roselyne, que conversou com os jogadores na África do Sul, afirmou que os responsáveis pelo “desastre” terão que “prestar contas” do que ocorreu. “Agora temos que reconstituir tudo. É necessário que os autores deste desastre, jogadores e responsáveis da federação, tomem suas responsabilidades”, disse.

Jean-Pierre Escalettes, presidente da Federação Francesa (FF), afirmou que não pedirá demissão. “Tenho um sentimento de consternação, de vergonha. Mas também não tenho direito a abandonar o barco à deriva. Não se deve somar um drama a outro. Se tiver que sair, farei unicamente quando julgar necessário ou quando me pedirem”, disse.

A França se despediu da Copa do Mundo de forma melancólica. Na terça-feira, a seleção perdeu por 2 a 1 para a África do Sul e terminou na lanterna do grupo A, com apenas um ponto conquistado.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host