23/06/2010 - 19h56

Quem é o freguês? Inglaterra e Alemanha têm argumentos no clássico das oitavas

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O jogo mais importante da história de Inglaterra e Alemanha garantiu o único grande título dos britânicos. A final da Copa de 1966, no entanto, não resume uma das maiores rivalidades do futebol mundial. Quarenta e quatro anos depois da decisão em Wembley, os germânicos somam vitórias em momentos-chave e uma grande derrota diante de sua torcida. Ambos têm argumentos. Quem é o freguês do clássico das oitavas?

Assim como a maioria das rivalidades europeias, a disputa entre ingleses e alemães transcende o futebol. Adversários até em Guerras Mundiais, os dois países já se encontraram quatro vezes em Copas do Mundo, nunca em primeiras fases.

O confronto que turbinou a rivalidade em campo é cercado de polêmica. Em 1966, jogando diante de sua torcida, os britânicos venceram a Alemanha por 4 a 2 após um 2 a 2 no tempo normal e tornaram-se campeões mundiais. Um dos gols de Geoff Hurst, que marcou três, foi irregular, já que a bola não cruzou completamente a linha da meta alemã.

O triunfo histórico rendeu uma música, cantada até hoje pela torcida britânica (ver vídeo acima). A Alemanha, no entanto, já respondeu à altura.

OS 5 MELHORES JOGOS DA RIVALIDADE

AP
Inglaterra 4 x 2 Alemanha - Final - Copa 1966
Ross Kinnaird/Getty Images
Inglaterra (5)1x1(6) Alemanha - Final - Euro 1996
David Cannon/Getty Images
Inglaterra (3)1x1(4) Alemanha - Semi - Copa 1990
Kai Pfaffenbach/Reuters
Alemanha 1 x 5 Inglaterra - Elim. Copa 2002
Arquivo/EFE
Alemanha 3 x 2 Inglaterra - Quartas - Copa 1970

A primeira grande derrota da Inglaterra foi em 1970, quando o time de Bobby Moore, Bobby Charlton e Geoff Hurst caiu na prorrogação, após gol de Gerd Müller, nas quartas de final. Em 1982, Peter Shilton e companhia só empataram sem gols com a Alemanha na segunda fase da Copa, e acabaram eliminados pelos germânicos, que seriam vice-campeões.

Em 1990, os talentosos Gary Lineker e Paul Gascoigne pararam no pragmatismo da Alemanha, que empatou a semifinal da Copa da Itália por 1 a 1 e venceu nos pênaltis. No fim, Matthaus e companhia seriam campeões.

A grande vingança de 1966, no entanto, aconteceu exatamente 30 anos depois, quando a Inglaterra sediou a Eurocopa e estava pronta para deixar a fila. A seleção de Shearer e Sheringham, que ainda tinha Gascoigne, mais uma vez caiu nos pênaltis, em uma semifinal. No fim, ainda viu os rivais fazerem a festa em pleno estádio Wembley, com o título após a vitória sobre a República Tcheca.

São, portanto, quatro eliminações de peso em gerações distintas, que marcaram o inconsciente britânico. A resposta veio em setembro de 2001, em jogo que tornou-se marcante e especial para a Inglaterra.

Rivais de grupo nas eliminatórias para a Copa de 2002, os dois times se enfrentaram em Munique no jogo de volta, e os germânicos perderam por sonoros 5 a 1. O resultado ajudou a levar a seleção tricampeã do mundo à repescagem pela primeira vez em sua história.

A despeito dos confrontos pontuais, a Alemanha pode se vangloriar de um currículo mais extenso. Desde 1966 os ingleses não conquistaram absolutamente nada, enquanto os alemães foram campeões mundiais em duas oportunidades (1974 e 1990), foram a outras três finais e ainda levaram três Eurocopas (1972, 1980 e 1996).

O confronto histórico, porém, favorece os ingleses, que venceram 12 dos 27 jogos entre os dois países. A Alemanha soma dez triunfos, sendo que cinco jogos terminaram empatados.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host