23/06/2010 - 18h29

Em jejum de gols e silêncio, Frei deve ser titular da Suíça por classificação

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Frei reclama de expulsão de Behrami durante Suíça x Chile; após o lance, foi substituído

    Frei reclama de expulsão de Behrami durante Suíça x Chile; após o lance, foi substituído

O técnico da seleção da Suíça, Ottmar Hitzfeld, indicou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira que seu capitão e artilheiro, Alexander Frei, deverá estar em campo no duelo decisivo da próxima sexta, contra Honduras.

Apesar de não ter confirmado nada, alguns veículos da imprensa suíça dão como certa a presença de Frei na derradeira partida. A dica teria sido dada pelo técnico Hitzfeld, que anunciou que o atacante participará de entrevista coletiva nesta quinta-feira.

O anúncio seria algo a princípio corriqueiro, se não fosse pelo fato de que Frei se encontra num silêncio absoluto perante a imprensa de seu país, que questiona a capacidade do centroavante de capitanear sua equipe com tal fechamento.

“O Alex teve de enfrentar sua lesão no dia de nosso voo para a África do Sul. Foi muito duro para ele. Ele preferiu se tratar e treinar do que falar à imprensa”, justificou o treinador Hitzfeld em coletiva nesta quarta-feira.

“Mas no ambiente interno, ele tem feito seus deveres de capitão, tem mantido um diálogo permanente com seus companheiros e comigo”, completou.

Para passar às oitavas de final, a Suíça precisa vencer Honduras e aguardar o resultado de Chile e Espanha. Se o Chile vencer ou empatar, os suíços se classificam e a Fúria cai fora. Em caso de êxito espanhol, terão de marcar dois gols nos hondurenhos para deixar o Chile de fora.

Por isso, a ordem é ir para o ataque. E para atacar, nada como ter o maior artilheiro da história da seleção Suíça: Frei tem 40 gols em 76 jogos.

Além disso, o técnico alemão se diz convencido de que Frei reencontrou sua forma. “Se não fosse o caso, eu não teria escalado ele como titular contra o Chile”, explica Hitzfeld, que teve de retirar Frei de campo ainda no primeiro tempo, após a expulsão de Valon Behrami.

“Me pareceu mais lógico sacrificar o Frei que o Nkufo. O Alex estava com ritmo de jogo menor que seus companheiros e a coisa estava ficando cada vez mais complicada para ele, pois estávamos em inferioridade numérica”, precisa Hitzfeld.

Porém, Frei terá de se livrar de um longo jejum: não marca gols pela seleção suíça desde setembro de 2009, quando abriu o placar no empate em 2 a 2 contra a Letônia pelas eliminatórias para a Copa. Desde então, além de não balançar as redes, Frei completou seu inferno astral quebrando o braço em fevereiro e lesionando seu tornozelo horas antes de viajar à África do Sul para a Copa.

Será que Frei conseguirá fazer a diferença contra Honduras? A conferir na sexta-feira, às 15h30, em confronto agendado para o estádio Free State, em Bloemfontein.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host