23/06/2010 - 07h00

Eficiente na defesa, Suíça é o país que mais bate na Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

As façanhas da defesa suíça já estão nos livros de história sobre os Mundiais. Os 559 minutos sem levar gols em Copas conferem aos helvéticos o status de melhor defesa de todos os tempos. Não satisfeitos com apenas um único recorde, os suíços já rascunham outro. Caso o país mantenha o ritmo, deixará a África do Sul como o país mais violento do Mundial 2010.

Com 47 faltas cometidas, a Suíça lidera o ranking da Copa da África do Sul, seguida pela França, com 43; Nova Zelândia, com 42; e Costa do Marfim, com 41. As estatísticas levam em conta os 32 jogos disputados durante as duas primeiras rodadas do Mundial.

A defesa suíça perdeu o equilíbrio principalmente na partida contra o Chile. Empenhados em perpetuar seu histórico defensivo, os suíços passaram a fazer mais faltas após a expulsão do meia Behrami, aos 30 minutos do primeiro tempo. Com um a menos em campo, os suíços bateram com mais afinco para evitar o gol chileno. Trabalho em vão: aos 30 minutos da segunda etapa, Mark Gonzalez marcou para os chilenos e deu um fim a invencibilidade suíça.

Individualmente, o volante suíço Gökhan Inler, com nove faltas, é o quinto mais violento do mundial, perdendo apenas para o japonês Keisuke Honda e o francês Abou Diaby, ambos com dez faltas

Jogadores que não perdem a viagem

cometidas, e os neo-zelandeses Chris Killen, também com dez, e o campeão Rory Fallon, o “rei” dos cotovelos da Copa 2010, com 12.

 

A equipe mais dócil da Copa é a Coreia do Norte, que cometeu apenas 13 faltas. Tamanha falta de malícia não foi produtiva ao país, que caiu diante do Brasil e foi goleado por 7 a 0 por Portugal. Além dos norte-coreanos, as seleções da Espanha, com 17, e Sérvia, com 20, estão entre as mais mansas do torneio.

Ao lado de Argentina e Itália, Brasil cometeu 26 faltas. As três equipes estão na nona posição da lista dos países menos faltosos. O atacante Luís Fabiano é o jogador menos disciplinado do Brasil, com sete infrações cometidas. O brasileiro também pertence ao Top 10 dos atletas que mais cometeram infrações neste Mundial.

Saco de pancadas

O Japão faz uma campanha irregular e não é lembrado como um time eficiente no ataque. Mesmo assim, é o país que mais faltas sofreu na Copa, com 46. Os chilenos levaram 41 bordoadas e os mexicanos foram derrubados 39 vezes. O Brasil é o décimo da lista ao lado da Eslovênia, com 32 faltas sofridas.

O atacante Alexis Sanchez, do Chile, é até o momento o jogador que mais apanhou na África do Sul, sofrendo 12 faltas em dois jogos realizados. O lateral japonês Yuji Nakazawa e o atacante uruguaio Luis Suares foram parados com infrações em 11 oportunidades.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host