Montagem UOL

Uruguai, Coreia do Sul, Gana e Estados Unidos estão nas oitavas de final

23/06/2010 - 19h20

Definição dos quatro primeiros grupos garante 'zebra' nas semifinais da Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

DUAS OITAVAS DE FINAL JÁ DEFINIDAS

Data Local Jogo
26/06 - 11h Port Elizabeth Uruguai x Coreia do Sul
26/06 - 15h30 Rustemburg EUA x Gana

Após as quatro partidas desta quarta-feira, foram definidas as posições dos grupos A, B, C e D da Copa do Mundo. E uma conclusão dá para ser tirada: o chaveamento colocará uma zebra nas semifinais do Mundial da África do Sul.

Quatro dos oito confrontos das oitavas já foram definidos: Uruguai x Coreia do Sul, Argentina e México, Gana x Estados Unidos e Inglaterra x Alemanha (primeiro grande clássico da Copa).

Segundo o regulamento da Copa do Mundo, o vencedor de Uruguai x Coreia enfrentará quem levar a melhor no duelo entre Gana e Estados Unidos nas quartas. Ou seja: de quatro equipes que não conquistam um título de expressão há muito tempo sairá um representante na semifinal.

Dos quatro países citados acima, apenas o Uruguai foi campeão mundial (1930 e 1950), mas há 40 anos não faz sequer uma semfinal da Copa (em 1970 foi a última vez). Gana, Estados Unidos e Coreia também nunca alcançaram uma decisão da competição (chegaram no máximo nas semifinais).

Tal constatação se deve por uma tendência apresentada nesta Copa até o momento: muito equilíbrio, que já deixou uma potência como a França de fora na primeira fase e fez a Inglaterra passar para as oitavas com dificuldades na última rodada, situação parecida com a Itália, que pode ser eliminada nesta quinta-feira.

Das grandes seleções mundiais, apenas Argentina, Brasil e Holanda tiveram mais facilidades até o momento, apesar de que os brasileiros ganharam por apenas 2 a 1 contra a inexpressiva Coreia do Norte e a europeus venceram de forma burocrática os dois jogos que disputaram no grupo E (Dinamarca e Japão).

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host