23/06/2010 - 15h54

Definição de substituto de Parreira na África do Sul continua um mistério

Da Reuters
Em Pretória (África do Sul)
  • Houve rumores de que Parreira seria substituído por seu assistente no comando da seleção sul-africana

    Houve rumores de que Parreira seria substituído por seu assistente no comando da seleção sul-africana

Um dia após a África do Sul se tornar o primeiro país-sede da Copa do Mundo a ser eliminado na fase de grupos, a identidade do novo técnico da seleção permaneceu um mistério nesta quarta-feira.

O brasileiro Carlos Alberto Parreira havia dito aos repórteres, depois que os Bafana Bafana derrotaram a França por 2 a 1 mas não conseguiram passar de fase, que seu sucessor já havia sido escolhido e que "foi uma ótima indicação".

Parreira também declarou que um anúncio seria feito "muito em breve".

Isso levou muitos a acreditar que o ex-técnico da seleção brasileira seria substituído por seu assistente de longa data Pitso Mosimane, que vinha sendo preparado por Parreira e seu antecessor Joel Santana.

Parreira muitas vezes insinuou que o sul-africano de 45 anos assumiria o cargo.

Mosimane, entretanto, disse à Reuters antes do jogo de terça-feira não ter tido nenhuma conversa formal com a associação sul-africana de futebol ainda e que tampouco havia recebido uma oferta oficial.

Nesta quarta-feira o diretor executivo da associação, Leslie Sedibe, disse que ainda precisam realizar um processo complicado antes de fazer uma escolha.

"Primeiro iremos estudar os relatórios da Copa do Mundo, desde as concentrações até os jogos", afirmou ele à rádio sul-africana. "Depois o comitê executivo deve se reunir para decidir e escolher".

A escolha do técnico da seleção sempre foi motivo de comoção na África do Sul, dividindo as opiniões sobre os méritos do talento local contra a experiência internacional.

A África do Sul empregou 15 técnicos diferentes nos últimos 18 anos.

A frequência das mudanças rendeu à associação a fama de tomar decisões irrefletidas que, misturadas com uma longa lista de tropeços administrativos, criou uma imagem de incompetência.

A África do Sul estreia nas eliminatórias para a Copa Africana de Nações de 2012 em setembro.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host