23/06/2010 - 07h17

Após eliminação, África do Sul recebe mensagens de que a Copa não acabou

Da EFE
Em Johanesburgo (AFS)
  • Torcida da África do Sul terá que escolher outra seleção para acompanhar na Copa do Mundo

    Torcida da África do Sul terá que escolher outra seleção para acompanhar na Copa do Mundo

A África do Sul acordou nesta quarta-feira com a mensagem de que a Copa do Mundo não acabou, apesar da eliminação dos Bafana Bafana após a vitória por 2 a 1 sobre a França, que não foi suficiente para o time garantir uma das vagas do grupo A.

A vitória fez com que os sul-africanos chegassem a 4 pontos, mesmo número do México, mas o time de Carlos Alberto Parreira acabou eliminado por conta do saldo de gols. A África do Sul é a primeira seleção anfitriã nas 19 edições a deixar a Copa do Mundo na fase inicial.

O Congresso Nacional Africano (CNA, o partido da situação) e o presidente da formação e do país, Jacob Zuma, assim como a Federação de Futebol da África do Sul (SAFA), lembram que o Mundial não terminou, e pedem aos cidadãos que sigam acompanhando o torneio apesar da ausência do time da casa.

Zuma, que disse que sentiu orgulho dos jogadores sul-africanos, afirmou que a vitória sobre a França foi "histórica" e destacou que a equipe fez o país se unir.

"Agora, o Governo pede aos cidadãos que mantenham um papel ativo no restante do Mundial, afinal, esta é nossa Copa do Mundo", disse o presidente. Segundo a mesma linha, a federação sul-africana lembra aos torcedores locais que a Copa do Mundo não terminou.

"Devemos continuar mostrando que somos grandes organizadores para deixar escrito um capítulo importante na história de nosso futebol", assinala a SAFA em comunicado, enquanto seu presidente, Kirsten Nematandi considera que a equipe fez um grande trabalho para contribuir para "colocar a África no mapa".

Por sua vez, Nemantadi pede aos sul-africanos que façam tremular a bandeira do país e continuem a participar da Copa do Mundo.

O CNA assinalou que os Bafana Bafana já estão preparados para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, já que a África do Sul demonstrou que é capaz ter um futebol de alto nível, afirmou seu porta-voz Jackson Mthembu. "Agora, o importante é que sejamos grandes anfitriões até o próximo 11 de julho. Desejamos o melhor a todas as equipes classificadas", disse Mthembu.

Os jornais do país adotaram discursos na mesma linha. Segundo The Star, a África do Sul "segue como anfitriã do maior acontecimento mundial". O jornal pediu aos torcedores para demonstrarem apoio às equipe africanas que ainda estão na briga (Argélia, Gana e Costa do Marfim).

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host