Streeter Lecka/Getty Images

Luís Suarez comemora ao fazer o gol da vitória do Uruguai sobre o México

22/06/2010 - 12h53

Uruguai volta à retranca, vence no contra-ataque e vai com México às oitavas

Do UOL Esporte
Em São Paulo*

Depois de mostrar um time muito ofensivo na vitória sobre a África do Sul na última rodada, o Uruguai voltou apostar em seu forte sistema defensivo para confirmar a vaga nas oitavas de final. O time celeste apostou apenas no contra-ataque para vencer o México por 1 a 0 e confirmar sua classificação na liderança do grupo A.

  • Stuart Franklin/Getty Images

    Goleiro Muslera viu a bola de Guardado explodir no travessão

  • Fabrice Coffrini/AFP

    Luís Suarez cabeceia para abrir o placar para o Uruguai no 1º tempo

  • AFP/FABRICE COFFRINI

    Mais uma vez o Uruguai apostou em seu forte sistema defensivo

  • Passividade: Não que tenham feito um jogo de compadres, mas México e Uruguai se respeitaram muito na maior parte do tempo.
    Contra-ataque: Bem na defesa, os uruguaios usaram a saída rápida ao ataque como arma letal, que redundou em nova vitória.
    Falta de pontaria: O México teve mais posse de bola e atacou muito, mas seus atacantes falhavam na hora das conclusões.

Só que se acabaram derrotados, os mexicanos garantiram classificação no saldo de gols porque no outro jogo da chave a África do Sul bateu a França só por 2 a 1.

Em um jogo que poderia ser marcado pelo pouco combate de ambos os lados, já que o empate levaria os dois times ao mata-mata, o México partiu para cima e o Uruguai se segurou na maior parte do tempo, ficando apenas com contra-ataques, o suficiente para sair com a vitória.

Mesmo com seus três atacantes da última partida, quando venceu a África do Sul por 2 a 0, o Uruguai não começou o jogo com ímpeto ofensivo similar. Com isso, o México ficava mais com a posse de bola que era de 57% com 20min do primeiro tempo.

Mas o domínio, nem de longe, era convertido em bons ataques ou em chances de gol para os mexicanos, que pareciam inocentes em campo, presas fáceis para a forte marcação do Uruguai. O México tocava muito a bola e sempre batia de frente com o paredão uruguaio.

Segurando-se em sua intermediária, o time sul-americano apostava nos contra-ataques, sempre perigosos, com Cavani caindo pela direita e Forlán regendo o time.

Com exceção de um chute na trave de Guardado, o primeiro bom lance do primeiro tempo saiu apenas aos 43min e foi o gol uruguaio. Como tinha ensaiado em toda a primeira etapa, Cavani puxou o contra-ataque e cruzou certeiro na cabeça de Luís Suarez, que tocou fácil para o fundo do gol.

Precisando pelo menos empatar para garantir a vaga nas oitavas sem depender do resultado de França x África do Sul, o técnico mexicano colocou o atacante Barrera no lugar do meio-campista Guardado. O time ganhou ofensividade, mas também ficou ainda mais sujeito aos contra-ataques do Uruguai.

Depois de levar alguns sustos, como uma cabeça de Lugano que redundou em grande defesa de Oscar Perez, o México passou a dominar o jogo de forma mais contundente a partir dos 20min do segundo tempo e chegar com mais força ao ataque.

O jogo caiu de ritmo assim que saiu o primeiro gol da França sobre a África do Sul no outro jogo do grupo, praticamente acabando com a chance de mexicanos e uruguaios serem eliminados.

Agora, o Uruguai enfrenta a Coreia do Sul, 2ª do grupo B, às 11h (horário de Brasília) do sábado. A Argentina confirmou o favoritismo na chave e encara o México, às 15h30 (de Brasília) do domingo.

* Atualizada às 17h22

1ºT - 6min - UH! Luís Suarez aproveita vacilo de dois mexicanos, recebe sozinho na direita, mas toca na saída do goleiro para fora
1ºT - 18min - Na cobrança, Forlán acha Victorino sozinho e o zagueiro cabeceia por cima do gol mexicano
1ºT - 22min - UH! Guardado chuta da intermediária e a bola vai no travessão
1ºT - 43min - GOL DO URUGUAI! Luís Suárez recebe cruzamento perfeito de Cavani da direita e testa sem chances para Pérez
2ºT – 9min - UH! Forlán cruza para a área e Lugano testa com perigo para bela defesa de Pérez
2ºT – 19min - UH! Maza recebe cruzamento da direita e, sozinho, perde
Juca Kfouri
Pena, África do Sul. Que vexame, França!
Vitor Birner
Uruguai joga melhor, ganha e termina em primeiro
Luís Suarez: Ajudou a puxar os rápidos contra-ataques do time e ainda teve presença de área para marcar o primeiro gol Blanco: Iniciou seu primeiro jogo da Copa como titular e com a braçadeira de capitão, mas não justificou em campo
Lugano: Comandou a defesa uruguaia e mais uma vez foi firme na marcação, além de quase ter marcado seu gol Salcido: Não repetiu as boas atuações dos dois primeiros jogos e parou na forte uruguaia durante toda a partida

 

Ficha da Partida

México

Técnico: Javier Aguirre
1. Óscar Perez
15. Hector Moreno
8. Israel Castro
2. Maza
5. Ricardo Osório
3. Carlos Salcido
4. Rafa Marquez
6. Torrado
18. Guardado
7. Pablo Barrera
10. Blanco
14. Javier Hernández
17. Giovani dos Santos
9. Guillermo Franco

Uruguai

Técnico: Oscar Tábarez
1. Muslera
16. Maxi Pareira
2. Lugano
6. Victorino
4. Fucile
15. Diego Pérez
11. Álvaro Pereira
19. Scotti
17. Areválo
7. Edinson Cavani
9. Luís Suarez
20. Álvaro Fernández
10. Diego Forlán
Primeira fase - Grupo A  
Data: 22/06/2010 - 11h00 Árbitro: Viktor Kassai (HUN)
Local: Royal Athletic Park Assistentes: Gabor Eros (HUN) e Tibor Vamos (HUN)

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host