22/06/2010 - 16h49

Retranqueira, Suíça já planeja passar ao ataque por classificação

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Após ter conseguido estabelecer o recorde de tempo sem tomar gols nas Copas do Mundo – 559 minutos consecutivos – a retranqueira seleção da Suíça viu seu cadeado arrombado pelo ataque do Chile, que venceu os europeus por 1 a 0 na última segunda-feira. Agora, se quiserem se classificar, os suíços terão de partir pra cima de Honduras, pois uma disputa pela vaga nas oitavas promete ser definida no saldo de gols.

Para isso, o goleiro Diego Benaglio, principal responsável pela muralha suíça, diz que a equipe conta com seu principal artilheiro, Alexander Frei, para chegar à segunda fase da Copa do Mundo pela segunda vez consecutiva.

“Alex é o recordista na artilharia da seleção suíça com 40 gols”, relembra Benaglio em coletiva de imprensa nesta terça-feira. “Ele continua a ser um jogador extremamente importante. Fala sempre sem rodeios. É sempre preciso ter um jogador assim na equipe”.

Além disso, ele relembra que o homem que estará no banco de reservas é Ottmar Hitzfeld, professor de matemático e grande estrategista da bola, com dois títulos da Liga dos Campeões da Europa no currículo, por Borussia Dortmund em 1997 e Bayern de Munique em 2001.

“Eu acredito que somos capazes de mudar a cara de nossa equipe para praticar um futebol mais ofensivo. Estamos sob os comandos de um técnico que fará os ajustes necessários. A tática é seu trabalho. Estou convencido de que ele fará as escolhas certas”, declarou o arqueiro do Wolfsburg da Alemanha, equipe dos brasileiros Grafite e Josué.

Ajudinha do juiz

Benaglio comentou ainda o gosto amargo da derrota por 1 a 0 para o Chile, após um sucesso inesperado contra a Espanha pelo mesmo placar. “A arbitragem não nos ajudou muito”, declarou o goleiro, se referindo à polêmica expulsão de Valon Behrami no primeiro tempo da partida.

O suíço descreveu ainda o gol que levou do Chile. “Eu não tinha outra alternativa a não ser forçar a ida de Paredes para um lado. Ir para o contato seria um risco muito grande. Eu sentia que estava em dificuldade e que o juiz não hesitaria em me expulsar se eu tivesse encostado no chileno. Depois, o Paredes fez uma jogada muito boa, ele cruzou e achou a cabeça do González”.

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host