Flavio Florido/UOL

Jogadores da Coreia do Sul comemoram após 2º maior feito na história das Copas

22/06/2010 - 18h39

Pela primeira vez na história, Coreia do Sul chega às oitavas longe de casa

Do UOL Esporte*
Em São Paulo

País de pouca tradição na história dos Mundiais, a Coreia do Sul ganhou destaque no cenário internacional em 2002, quando chegou às semifinais da Copa da qual foi anfitriã. Nesta terça-feira, o selecionado asiático obteve o seu segundo maior feito no futebol: pela primeira vez se classificou para as oitavas longe de casa.

Os sul-coreanos somaram quatro pontos e terminaram na segunda colocação do Grupo B, atrás da Argentina, que conquistou nove. O empate com a Nigéria por 2 a 2, resultado que garantiu a vaga no mata-mata, foi emocionante nos minutos finais. Agora, o próximo adversário será o Uruguai.

“Nosso objetivo era alcançar as oitavas. Pela primeira vez obtivemos esse êxito fora de casa”, celebrou o capitão Park Ji-sung, principal astro do elenco. “Estou muito feliz por ter conseguido isto na África do Sul. Todos nós sabemos o quanto isso é importante.”

A Nigéria abriu o placar logo aos 12min, com Uche. A Coreia virou com gols de Sung Ryong e Chu-Young, mas permitiu o empate em um pênalti bobo, cometido por Nam-Il. Os africanos partiram para o tudo ou nada, já que uma vitória os classificaria, e o time asiático cometeu diversos erros, mas mesmo assim conseguiu segurar o resultado.

Após o apito final do árbitro, os sul-coreanos comemoraram muito. E com motivo. Até então o país oriental nunca tinha passado da primeira fase, exceto em 2002, como mandante.

*Com agências internacionais

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host