22/06/2010 - 14h02

Jornais franceses criticam "viagem ao inferno"; sul-africanos falam em "honra recuperada"

Do UOL Esporte
Em São Paulo

França e África do Sul se despediram da Copa do Mundo nesta terça-feira. Enquanto os jornais sul-africanos destacavam a vitória por 2 a 1 dos Bafana Bafana, os diários franceses fizeram pesadas críticas aos Bleus, que somaram apenas um ponto em três partidas.

O L’Équipe estampou a manchete “Viagem ao fundo do inferno”, na qual critica mais uma vez a atuação da equipe. “Sem milagre. Os Bleus novamente se mostraram incapazes de aparecer contra a África do Sul. A severa expulsão de Gourcuff definitivamente os apagou. E pensar que o Uruguai vencia o México por 1 a 0...”, escreveu o diário, lembrando o resultado do outro jogo do grupo.

O diário recorda o vexame ocorrido há oito anos. “Como em 2002, a participação da equipe foi desastrosa: nenhuma vitória, um empate e duas derrotas”, lembrou, sobre o desempenho pífio no Mundial da Coreia do Sul e do Japão.

Em sua análise, o Le Monde também fez críticas pesadas. “Este último jogo vinha quase como um cabelo na sopa para um ‘grupo’ que não tinha grande coisa para ganhar, mas visivelmente ainda pouco para perder. A vitória pela honra não veio, o milagre da classificação muito menos. A derrota parece quase normal”, comentou a publicação.

“Os Bleus deixam a Copa pela porta dos fundos”, destacou o Le Figaro. “Este último jogo se assemelhou a uma longa via crúcis para os tricolores, que dominaram sobretudo no início da partida. Grogues e incapazes de reagir, os franceses levavam golpes sem reagir”, lamentou o diário.

Enquanto os jornais franceses não economizaram críticas, as publicações sul-africanas celebraram a despedida com vitória. “Bafanas vencem França para recuperar o orgulho”, destacou o Mail & Guardian. “A África do Sul tirou vantagem de um time francês sem espírito para vencer seu último jogo na Copa”, descreveu.

O Sowetan lamentou a vitória insuficiente dos donos da casa. “A África do Sul deixou a Copa, quando a equipe não conseguiu vencer a França pela vantagem necessária para alcançar a próxima fase”, ressaltou.

Já o Times Live exibiu um tom mais otimista. Na matéria “Vitoriosos Bafan deixam a Copa”, o jornal diz que “a seleção marcou sua maior vitória nos últimos 18 anos ao superar uma França, classificada como a nona melhor equipe do mundo, que não ameaçou. Mas a merecida vitória não foi suficiente para os sul-africanos se classificarem para as oitavas”, afirmou a publicação.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host