AFP

Lugano e Giovani dos Santos marcam o contraste tático entre uruguaios e mexicanos

22/06/2010 - 19h00

Com estilos opostos, Uruguai e México desbancam favoritos e avançam na Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Uruguai e México adotaram estilos diferentes na Copa do Mundo: os norte-americanos apostaram muito mais no ataque, enquanto os sul-americanos tiveram como estratégia a defesa. Mesmo com estratégias diferenciadas, as duas seleções desbancaram as favoritas e se classificaram para as oitavas de final.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GRUPO A

TIME PONTOS VITÓRIAS SALDO
Uruguai
7
2
4
México
4
1
1
A. do Sul
4
1
-2
França
1
0
-3

A estratégia uruguaia fez com que a equipe se tornasse a única que não foi vazada no grupo. Das 32 seleções da Copa, apenas Holanda, Chile e Portugal igualaram esse patamar, só que disputaram apenas dois jogos.

Os mexicanos, apesar de claramente adotarem uma postura ofensiva, curiosamente não terminaram como o melhor ataque do grupo. Com três gols, perderam justamente o posto para os uruguaios, que marcaram quatro.

Mas vale lembrar que dos quatro gols do Uruguai, três foram contra a África do Sul, partida em que o selecionado sul-americano  teve um pênalti a seu favor quando ganhava por 1 a 0 que gerou ainda a expulsão do goleiro sul-africano, fato que tornou as coisas muito mais fáceis.

Durante as três partidas disputadas por ambas as seleções, o Uruguai se caracterizou por marcar atrás da linha do meio de campo e apostar nos contra-ataques, enquanto o México jogou com dois pontas abertos e um atacante centralizado.

Com essas estratégias, ambos impuseram uma eliminação vergonhosa para a favorita França (um ponto e um gol em três jogos) e tiraram o país-sede África do Sul das oitavas, feito que nunca aconteceu na história das Copas.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host