Jamie McDonald/Getty Images

Uche se senta no meio do gramado, após eliminação da Nigéria na Copa

22/06/2010 - 17h22

Com empate, Nigéria é 3ª africana a dar adeus à Copa; Coreia encara Uruguai

Mauricio Stycer
Em Durban (África do Sul)

Em mais um dia ruim para as seleções africanas na Copa do Mundo, a Nigéria foi eliminada, juntando-se a Camarões e África do Sul, depois de apenas empatar com a Coreia do Sul por 2 a 2, em Durban, pela última rodada do grupo B. Com Costa do Marfim também praticamente fora, só restam Gana e Argélia com chances de passar às oitavas de final do primeiro Mundial realizado no continente africano.

  • Flavio Florido/UOL

    Uche comemora o primeiro gol: atacante mostrou oportunismo

  • Flavio Florido/UOL

    Enyeama cai no chão após o gol de empate da seleção sul-coreana

  • Flávio Florido/UOL

    Goleiro coreano cai para um lado, Yakubo bate no outro e empata

  • Gol perdido 1 No meio do 1º tempo, Uche chuta bola na trave. Com 2x0, joga estaria decidido  
    Gol perdido 2 No começo do 2º tempo, Yakubo perde gol na cara, que poderia empatar o jogo
    Gol perdido 3 Martins entra na área, cara a cara com goleiro, chuta para fora. Três chances que teriam classificado a Nigéria  

Com o resultado, os sul-coreanos se classificaram em segundo lugar no grupo e enfrentam o Uruguai nas oitavas. A Argentina, primeira colocada do grupo, enfrentará o México na próxima fase.

O que se viu em Durban foi o confronto entre uma equipe que precisava desesperadamente da vitória para sonhar com a classificação às oitavas e uma outra que se contentava com o empate. Essa combinação costuma favorecer as equipes mais bem armadas e seguras, mas os nigerianos até deram a impressão que, mesmo desordenadamente, poderiam conseguir o sonhado resultado.

Como ocorreu contra a Grécia, a Nigéria saiu na frente, dominava completamente o jogo. Mas perdeu algumas oportunidades e logo se complicou. No jogo anterior, teve um jogador expulso ainda no primeiro tempo e levou a virada. Contra a Coreia, o roteiro foi semelhante.

Marcou aos 12 min, depois que Odiah fez jogada individual pela direita e cruzou na área para Uche se antecipar ao marcador e finalizar rasteiro. Mas logo os nigerianos perderam o ímpeto e o controle. Jogando muito duro e abusando das faltas, foram dando espaço aos sul-coreanos, que empataram  ainda no primeiro tempo. De cabeça, chegando por trás da defesa nigeriana, Lee fez o primeiro gol asiático.

Segundo o Datafolha, a Nigéria foi o quarto time que menos fez faltas nas duas primeiras rodadas. Já a Coreia do Sul foi o 11º que mais fez – 9 contra 16,5 faltas, em média. Só no primeiro tempo da partida desta terça-feira, os nigerianos fizeram 22 faltas, contra 12 dos coreanos.

No segundo tempo, a Coreia do Sul deu a impressão de que ia liquidar as esperanças da Nigéria rapidamente. Logo aos três minutos, virou o jogo, numa cobrança de falta de Chu Young Park, em que o goleiro Enyeama falhou. O resultado, ao invés de desanimar os nigerianos,  os acordou.

Aos 22, Yakubo recebeu bola limpa e rasteira dentro da pequena área e, com o gol vazio, chutou para fora. É jogada para integrar qualquer antologia de gols perdidos em Copa do Mundo. Minutos depois, em distração da zaga coreana, Nam Kim derrubou Obasi na área, e o esmo Yakubo empatou o jogo, batendo o pênalti.

Antes de se despedir da Copa, Martins ainda perdeu outro gol na frente do goleiro sul-coreano. Com grande apoio da torcida sul-africana, que lotou o estádio, a Nigéria deixa a Copa do Mundo com duas derrotas e um empate – uma campanha mais que decepcionante, como a da maioria das seleções africanas.

Os sul-coreanos festejaram muito a classificação. Ainda no gramado, todos os jogadores se abraçaram ajoelhados e ficaram assim por um minuto. Alguns choravam, até. Do lado nigeriano, vários atletas desabaram no gramado depois do apito final, e também choraram por causa do resultado.

    1ºT - 20min - GOL DA NIGÉRIA! Odiah faz jogada individual pela direita e cruza na área. Uche se antecipa ao marcador e finaliza rasteiro.
    1ºT - 36min - UUUhhh! Na trave! Uche arrisca o chute de fora da área, e a bola carimba a base da trave esquerda de Sung Ryong.
    1ºT - 37min - GOL DA COREIA DO SUL! Em cobrança de falta no bico da área, Chu-Young bate direito e acerta o canto de Enyeama.
    2ºT - 21min - UUUhhh! Inacreditável. Yussuf vai à linha de fundo e cruza rasteiro. Debaixo do gol, Yakubu chuta para fora, sem goleiro.
    2ºT - 24min - GOL DA NIGÉRIA! Yakubo se recupera. Obasi sofre pênalti e Yakubo converte. 
    2ºT - 36min - UUUhhh! Martins recebe livre, na cara do goleiro, e dá um toque sutil, mas manda para fora
Park Ji Sung
Incansável, o meia do Manchester é o dono do meio-campo sul-coreano
Enyeama
Goleirão foi bem contra a Argentina. Contra a Grécia, só soltou uma bola no fim. Contra a Coreia, soltou bolas e falhou
Uche
Apesar da eliminação, foi o único ponto brilhante na Nigéria. Gol, bola na trave e passe para Yakubu na cara do gol
Nam Il
Entrou no segundo tempo, errou muitos passes e cometeu o pênalti infantil que deu empate para a Nigéria
Na hora do hino
Contrariando pedido do comitê organizador, a torcida a favor da Nigéria não interrompeu o barulho das vuvuzelas na hora do hino nacional sul-coreano
Algum problema?
O lateral Odiah, autor da bela jogada que resultou no primeiro gol da Nigéria, não comemorou e voltou andando lentamente para o seu campo
Estilo brasileiro
Uma pequena torcida da Coreia do Sul pulou e cantou do início ao fim da partida. O grupo contava com uma ala de percussionistas.
Campo ruim para o Brasil
O gramado do estádio de Durban, depois de quatro jogos na Copa, já dá sinais de evidente desgaste.

 

Ficha da Partida

Nigéria

Técnico: Lars Lagerback
1. Enyeama
17. Odiah
6. Danny Shittu
2. Joseph Yobo
21. Uwa Echiejile
4. Kanu
9. Obafemi Martins
20. Dickson Etuhu
5. Rabiu Afolabi
12. Kalu Uche
13. Yussuf
8. Yakubu Aiyegbeni
18. Victor Obinna
19. Obasi

Coreia do Sul

Técnico: Huh Jung-Moo
18. Sung-ryong
22. Cha
14. Jung-soo
4. Yong-hyung
12. Young-pyo
17. Chung-yong
8. Jung-woo
16. Sung-yueng
13. Jae-sung
7. Park
19. Yeom Ki-hun
5. Nam-il
10. Chu-young
15. Dong-jin
Primeira fase - Grupo B  
Data: 22/06/2010 - 15h30 Árbitro: Olegário Benquerença (POR)
Local: Moses Mabhida Assistentes: José Cardinal (POR) e Bertino Miranda (POR)

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host