21/06/2010 - 17h46

Seleções sul-americanas dão ar de Copa América ao Mundial da África do Sul

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)

OS SUL-AMERICANOS

ARGENTINA
Duas vitórias, lidera o grupo B
BRASIL
Duas vitórias, lidera o grupo G e já está nas oitavas
CHILE
Lidera o grupo H, da Espanha, após vencer a Suíça
URUGUAI
Uma vitória e um empate, lidera o grupo A
PARAGUAI
Uma vitória e um empate, lidera o grupo F

NÚMEROS DO DOMÍNIO

Vitórias 8
Empates 2
Gols feitos 18
Gols sofridos 4

Com as forças europeias em baixa, a Copa do Mundo de 2010 tem registrado, até seu 32° jogo disputado uma cara de torneio sul-americano. Com o fim da segunda rodada da fase de classificação, as seleções do continente dominam seus respectivos grupos e só precisam de um empate para ir às oitavas de final em 1º lugar. Mesmo que isso não aconteça, a simples presença dos cinco representantes na próxima fase já seria um fato inédito.

Com as vitórias de Brasil e Paraguai em seus compromissos neste domingo e do Chile nesta segunda-feira, as seleções da América do Sul apresentam aproveitamento de 86,6% até o momento no Mundial da África do Sul.

Por sua vez, com tropeços de Itália, Alemanha, Inglaterra, França e Espanha, alguns na 1ª rodada, outros na 2ª, a Europa tem até aqui somente 48,72% de aproveitamento, contando o desempenho de todos os seus 13 representantes.

Argentina e Brasil lideram seus grupos com duas vitórias cada um, confirmando rapidamente a reputação de favoritos. O Chile é a surpresa de seu grupo: nas duas vezes em que entrou em campo, venceu, e com um futebol bonito.

Uruguai e Paraguai também aparecem na frente em suas chaves, com um triunfo e um empate. São performances que, somadas, compõem um cenário de domínio das seleções da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).

Tudo isso sem contar o bom momento na Copa do México, espécie de agregado nas competições da Conmebol: participa regularmente como convidado da Copa América, com a sua seleção, e da Copa Libertadores, com seus clubes.

"É difícil de dizer a razão do sucesso dos sul-americanos. Mas a verdade é que sempre se espera muito de Brasil a Argentina. Eles sempre vão bem, têm muito bons times", comentou o sueco Sven-Goran Eriksson, técnico da Costa do Marfim, fechando a análise nos dois grandes do universo Conmebol.

60 ANOS SEM FINAL SUL-AMERICANA

  • Arquivo/EFE

    A história das Copas registra que as seleções da América do Sul monopolizaram as vagas em finais somente em duas oportunidades, ambas na era pré-profissional do futebol. No primeiro Mundial, em 1930, o anfitrião Uruguai derrotou a Argentina por 4 a 2 e ficou com a taça.

    Vinte anos mais tarde, o Uruguai estava novamente em uma decisão, desta vez contra o Brasil. Na verdade, a partida não tinha caráter de final, mas as duas equipes chegaram à última rodada do quadrangular decisivo como as únicas com chances de ficar com o título. Na vitória no Rio de Janeiro conhecida como Maracanazzo, os uruguaios levaram a melhor com o placar de 2 a 1.

Com este cenário, a América do Sul ensaia colocar pela primeira vez na história cinco representantes na fase eliminatória de uma Copa do Mundo.

Desde a adoção do modelo de oitavas de final posterior à fase de grupos, o máximo de vagas que os sul-americanos conquistaram entre os 16 finalistas foram quatro: nas Copas de 1986, 1990 e 1998.

"O nosso maior objetivo é a classificação para a próxima fase. Mas agora nós temos a chance de encarar o último jogo com possibilidade de sermos os primeiros do grupo", disse o paraguaio Roque Santa Cruz sobre a liderança isolada de sua seleção na chave que conta com a Itália.

Também na disputa pela artilharia da Copa quem aparece em destaque é o pelotão de sul-americanos. Até o momento, o argentino Higuaín lidera a corrida pela chuteira de ouro, com três gols, um a mais em relação ao uruguaio Forlán e aos brasileiros Luís Fabiano e Elano. O ganense Gyan e o espanhol Villa também figuram com dois.

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host