21/06/2010 - 05h30

Hitzfeld, técnico da Suíça: "único erro a evitar é nos sobrevalorizarmos"

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O técnico da Suíça, Ottmar Hitzfeld, manteve o tom de humildade em seu discurso um dia antes de enfrentar o Chile, pela segunda rodada do Grupo H da Copa do Mundo, e sublinhou o principal erro que seus atletas não devem cair: acharem que são mais do que realmente são.

“Nós realizamos uma verdadeira façanha contra a Espanha. Vencer os campeões europeus é quase um sonho”, disse o técnico no último domingo. “Agora, existe um erro que não podemos cair, a todo custo: não nos sobrevalorizarmos”.

Hitzfeld, que conseguiu fazer o eco de seu discurso de humildade ressoar nas palavras de todos seus jogadores, insiste na mesma tecla: os melhores são os sul-americanos.

“O Chile é o favorito a essa partida”, relata o jornal Le Matin, da Suíça. “Ficando em segundo lugar nas eliminatórias sul-americanas a um ponto do Brasil, os chilenos demonstraram todo seu valor. É uma partida que se anuncia muito complicada, mas tenho confiança em meus jogadores. Estamos no caminho certo”, declarou o alemão.

Para enfrentar a equipe de Marcelo Bielsa, Hitzfeld estuda diversas opções táticas, sem, no entanto, revelar uma linha sequer sobre a equipe que entrará em campo nesta segunda-feira, em Port Elizabeth.

“Direi qual é a equipe aos meus jogadores exatamente às 13h [8h de Brasília] desta segunda”, precisou o ex-professor de matemática, rigoroso na organização de sua equipe. “Mas tudo está em aberto. Posso jogar com um, dois ou até três atacante, para colocar os chilenos sob pressão”.

Porém, o treinador dá indícios de que pode manter dois jogadores que começaram contra a Espanha, mesmo que não fossem titulares até chegarem à África do Sul: Gelson Fernandes e Steve Von Bergen.

ESCALE A SELEÇÃO DA SUÍÇA

  • Arte UOL


Sobre Fernandes, que nasceu no Cabo Verde e foi o autor do gol da vitória contra a Espanha, Hitzfeld pontua que “ele ganhou seu lugar depois do desempenho contra a Itália [em amistoso pré-Copa, dia 5 de junho]. Na ala esquerda, ele pode contribuir muito no plano ofensivo, ao mesmo tempo que pode ajudar muito Reton Ziegler na defesa”.

Enquanto isso, o treinador evocou a grande bomba que caiu na mão de Von Bergen, que teve de entrar durante a partida contra a Espanha quando o zagueiro Philippe Senderos se machucou, no momento em que a Suíça estava sob pressão total do ataque espanhol. “Ele soube se integrar muito rápido no miolo de zaga. Ele se beneficiou da ajuda de seus companheiros, é verdade, mas o desafio que lhe foi proposto era imenso e ele se impôs com bravura”.

Quanto ao artilheiro Alexander Frei e o volante Valon Behrami, em princípio titulares mas que ficaram afastados da estreia na Copa por lesão,
ambos estarão à disposição de Hitzfeld. Mas o alemão ainda não os confirmou na equipe titular contra o Chile por dois motivos: pela falta de ritmo e pelo fato de a equipe, sem eles, ter conseguido vencer a toda-poderosa Espanha.

Suíços e chilenos se enfrentam nesta segunda-feira às 11h [Brasília] em Port Elizabeth pelo Grupo H, que ainda conta com Espanha e Honduras, que se enfrentam às 15h30 do mesmo dia no estádio Ellis Park, em Johanesburgo.

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host