Reprodução

Simulação do Grupo H: resultados normais podem eliminar o hoje líder Chile

21/06/2010 - 13h11

Gols perdidos fazem situação do Chile no Grupo H ficar complicada

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Chile venceu suas duas primeiras partidas da Copa do Mundo e lidera o seu grupo. Em outra chave, seria uma posição confortável e a vaga para as oitavas de final estaria praticamente garantida. Mas não no grupo H, no qual a história é bem diferente. E os gols perdidos pelos chilenos na vitória por 1 a 0 sobre a Suíça, quatro ou cinco após abrir o placar, podem fazer muita falta.

Imagine o cenário: a Espanha vence Honduras por 2 a 0. É um placar plausível, sem nenhum tipo de otimismo. Na última rodada, os espanhóis, atuais campeões europeus, batem o Chile por um gol de diferença. Nenhum absurdo nisso, correto? Agora, na outra partida da chave, a Suíça abre mão da defesa e, contra Honduras eliminada, faz os mesmos 2 a 0 da Espanha. Outro resultado que pode acontecer facilmente. E o que acontece com os chilenos com isso? Estariam eliminados do Mundial da África do Sul.

Pode parecer uma visão de mundo muito pessimista, mas deve ter sido isso que o técnico Marcelo Bielsa pensou ao ver seus jogadores perderem tantos gols nos minutos finais. Contra um time suíço com um a menos e só pensando em se defender, foram quatro ou cinco chances reais de ampliar o placar. Três delas, absurdamente claras.

Após o jogo, o meia Valdivia, um dos que entraram no segundo tempo e mudaram a cara da partida – o outro foi o autor do gol, Mark Gonzalez –, ignorou o perigo. “Agora, o que nós temos de fazer é aproveitar esse resultado. O importante é que o time está vencendo e criando muitas chances de gol. Perdemos alguns hoje, mas o essencial é que estamos jogando bem”, afirmou o jogador.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host