AFP Photo / Pedro Ugarte

Elano deixa o campo de maca após se machucar e será avaliado pelos médicos

20/06/2010 - 17h24

'Na hora achei que tinha quebrado', diz Elano; médico descarta lesão grave

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer *
Em Johanesburgo (África do Sul)

Elano virou o principal assunto no vestiário do Brasil após a vitória por 3 a 1 sobre Costa do Marfim, neste domingo. O meio-campista deixou o campo machucado, chorando após sofrer uma entrada dura de Tiote. As imagens fortes do lance deixaram o clima apreensivo, mas cerca de uma hora após a partida o camisa 7 acalmou os torcedores: “estou pronto para outra”, decretou.

“Na hora fiquei muito preocupado. Achei que tinha quebrado. Eu ouvi um barulho muito forte. Deve ter sido da caneleira”, disse.

“Agora já estou caminhando, ainda com dor, mas espero levantar melhor amanhã, porque sexta temos outro jogo e o meu objetivo é estar em campo”, completou o atleta, autor de dois gols na Copa (um contra a Coreia do Norte e outra diante dos marfinenses).

A PREOCUPAÇÃO NA HORA

Na hora fiquei muito preocupado. Achei que tinha quebrado. Eu ouvi um barulho muito forte. Deve ter sido da caneleira

O médico José Luiz Runco descartou lesão grave. “O Elano tomou uma pancada no tornozelo direto, mas à princípio não parece ter problema grave”, informou. “A tendência é a gente liberá-lo já na terça ou quarta-feira”, disse o médico. O jogador já iniciou tratamento com gelo, e Runco descartou a necessidade de realizar exames mais detalhados.

Elano até brincou ao descrever o lance. Ele deu um carrinho para tirar a bola, e Tiote, atrasado no lance, veio com o pé por cima e acertou em cheio o tornozelo direito do brasileiro, que esperneou de dor.

A DESCONTRAÇÃO DEPOIS

No lance eu já percebi que iria... Não posso usar essa palavra agora [risos]. Eu percebi que iria me 'piiiii', porque ele veio com o pé por cima

“No lance eu já percebi que iria... Não posso usar essa palavra agora [risos]. Eu percebi que iria me 'piiiii', porque ele veio com o pé por cima”, descreveu, revelando que sabia que levaria a pior no lance. “Sei que estou com dor, o tornozelo dói um pouco, mas Copa do Mundo é única, e se estiver 100% estarei em campo”, finalizou.

A Costa do Marfim abusou da violência: cometeu 23 faltas no total e levou três amarelos. Kaká e Dunga se irritaram com a postura dos adversários. Aos 40min do segundo tempo, o camisa 10 levou o amarelo por falta e reclamação. Minutos depois, forçou o choque com Keita, levou o segundo amarelo e o vermelho.

"Tentei tirar o Kaká da confusão, e ele me falou que não tinha feito nada. No clima do jogo, o juiz acabou expulsando", declarou Julio Cesar, após a partida, em entrevista à TV Globo.

Com o triunfo, o Brasil está matematicamente classificado para as oitavas de final do Mundial.

*Atualizado às 19h17

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host