AFP

Crise na seleção francesa irritou presidente Nicolas Sarkozy

20/06/2010 - 18h45

A pedido de Sarkozy, ministra se encontrará com membros da seleção francesa

Das agências internacionais
Em Paris (França)

ENTENDA O CASO ANELKA NA FRANÇA

Nicolas Anelka está fora da Copa do Mundo. Neste sábado, o atacante foi dispensado da seleção francesa após xingar o treinador Raymond Domenech no intervalo da partida contra o México, na quinta-feira. Noël Le Graet, vice-presidente da Federação Francesa (FFF), confirmou o corte do jogador do Chelsea em entrevista à RTL.

O jornal L’Équipe estampou em sua manchete os termos usados pelo atleta. “Vá tomar no..., sujo filho da p...”, teria dito Anelka ao treinador nos vestiários, em resposta a uma crítica feita por Domenech à fraca atuação do jogador no primeiro tempo do jogo contra os mexicanos.

Com a grave crise interna na seleção francesa, Nicolas Sarkozy resolveu interferir. O presidente da França pediu para Roselyne Bachelot, ministra dos Esportes do país, para se reunir com o capitão Patrice Evra, o técnico Raymond Domenech e Jean-Pierre Escalettes, presidente da Federação Francesa (FFF).

O encontro será nesta segunda-feira, véspera da partida contra a África do Sul. “Sarkozy gosta de mim. Estamos notando a indignação do povo francês, pedindo por dignidade e responsabilidade”, afirmou a ministra, em entrevista à emissora de TV TF1.

Questionada sobre possíveis punições aos jogadores, Roselyne se esquivou. “Ainda não é a hora certa de se tomar uma ação disciplinar, mas o tempo exato para isso virá logo”, comentou.

Nos últimos dias, o clima na seleção francesa esquentou. No sábado, o atacante Nicolas Anelka foi dispensado do grupo após discutir com o treinador Raymond Domenech no intervalo do jogo contra o México, na quinta-feira. Segundo o diário L’Équipe, o jogador teria usado os seguintes termos para xingá-lo: ““Vá tomar no..., sujo filho da p...”

Horas mais tarde, Evra disse, em entrevista coletiva, que havia um “traidor” na seleção, que supostamente teria passado informações da discussão entre Anelka e Domenech para a imprensa.

Neste domingo, Evra se desentendeu com o preparador físico Robert Duverne. O chefe da delegação, Jean-Louis Valentin, pediu demissão por não suportar a tensão entre os atletas e a comissão técnica. O treino programado foi cancelado.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host