19/06/2010 - 13h24

Kewell é escalado, mas prejudica Austrália e tem possível adeus de Copas

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Considerado fora de sua melhor forma pelo treinador Pim Verbeek, o atacante Harry Kewell era um dos principais motivos das críticas de torcedores e da imprensa australiana ao técnico holandês por não ser titular da seleção australiana, mas quando teve sua chance, ela durou pouco.

Depois de deixar o jogador fora da partida de estreia, o técnico Pim Verbeek escalou Kewell na tentativa de dar mais mobilidade ofensiva à sua equipe contra Gana e a tática funcionou, não tanto pelo atleta, mas pela formação da equipe.

Mas quando a Austrália já vencia a partida por 1 a 0, o atacante acabou colocando a mão na bola dentro da área e cometeu o pênalti que deu o empate a Gana na partida. Além da marcação, o árbitro italiano Roberto Rosetti deu cartão vermelho ao jogador e a partir dos 24min do primeiro tempo, os australianos tiveram que atuar com um a menos.

Harry Kewell fica automaticamente fora da partida que encerra o grupo pela terceira rodada, contra a seleção da Sérvia, quando sua equipe ainda pode ter chances de classificação desde que vença a partida e conte com um vencedor na partida entre Gana e Alemanha.

Caso a equipe não consiga vencer sem Kewell, o jogador de 31 anos poderá encerrado a sua participação em Copas do Mundo de forma negativa com a expulsão e o fato de ter prejudicado a seleção australiana na partida contra os ganenses.

Enquanto isso, o treinador Pim Verbeek é quem sai fortalecido após a Austrália ter conseguido segurar o empate com a seleção ganense e até mesmo ter criado chances de gol com um jogador a menos. Para a próxima partida, Verbeek contará com Tim Cahill, que volta de suspensão após ter sido expulso contra a Alemanha.

Depois da partida, Harry Kewell protestou contra a marcação do pênalti e a sua expulsão pela jogada dentro da área e afirmou que o árbitro arruinou a sua participação no Mundial da África do Sul.

“A menos que eu retire meu braço e coloque em algum lugar, pois não havia jeito de eu mover meu braço. Eu não tentei deliberadamente colocar a mão na bola, eu tentei usar meu peito, jogar com as regras, mas o árbitro viu de uma outra maneira e ele provavelmente foi o único. Esse cara matou minha Copa do Mundo”, reclamou Kewell.

“Estou realmente devastado. Decisões como essa, provavelmente nos deixará fora da Copa do Mundo. Mas isso é o futebol, você precisa levar na cara. Temos visto muitas decisões nesta Copa do Mundo em que os cartões vermelhos não são dados. Então porque esse foi diferente? Isso deixa todo mundo confuso”, completou o jogador australiano.

*Atualizado às 16h20

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host