Robert Cianflone/Getty Images

Kevin-Prince Boateng lamenta chance perdida pela seleção ganense contra a Austrália

19/06/2010 - 12h50

Gana empata, desperdiça chance de disparar e põe 'vaga africana' em xeque

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • David Cannon/Getty Images

    Goleiro Kingston não consegue segurar a bola no gol da Austrália

  • Ezra Shaw/Getty Images

    Holman, da Austrália, corre para comemorar seu gol contra Gana

  • Ivan Sekretarev/AP

    Árbitro Roberto Rosetti expulsa o atacante australiano Harry Kewell

  • Recordar é viver Após Cahill receber o vermelho contra a Alemanha, desta vez foi Kewell
    No ataque Após a expulsão de Kewell, a Austrália voltou a incomodar Gana com Kennedy
    Vestiário O técnico da Austrália anulou no intervalo a força de Gana, mesmo com um a menos

Se Gana havia se transformado na grande esperança de que o continente africano tivesse ao menos um representante na segunda fase da Copa do Mundo, a vaga nas oitavas de final está em xeque. Neste sábado, os ganenses não conseguiram aproveitar o fato de atuarem com um jogador a mais desde os 25min do primeiro tempo e ficaram no empate por 1 a 1 com a Austrália, em partida realizada em Rustemburgo.

Apesar de os ganenses se isolarem na liderança do grupo D, com quatro pontos, o empate pode ser considerado “amargo” para os africanos, já que a equipe irá enfrentar na última rodada a Alemanha, que soma três pontos e também precisa da vitória para ficar com a vaga nas oitavas de final. Sérvia e Austrália farão a outra partida do grupo, ambas na quarta-feira.

Apontada como favorita no confronto deste sábado, a seleção de Gana encontrou uma Austrália bem melhor postada do que na partida contra a Alemanha, na estreia. Mesmo com os desfalques de Cahill e Grella, os australianos tiveram o retorno de Kewell, grande ídolo do país.

As coisas ficaram ainda melhores para os australianos quando Holman aproveitou o rebote em uma falta cobrada e abriu o placar. A euforia, no entanto, durou pouco mais de dez minutos, já que Kewell foi expulso por evitar um gol de Gana com a mão e, na cobrança do pênalti, Gyan empatou.

O cartão vermelho e o gol adversário desmontaram o esquema australiano, que apostou em uma formação com apenas um atacante, apesar de Gana jogar desfalcada de seus dois zagueiros titulares. Mesmo assim, os ganenses se entusiasmaram ainda e, com boas tramas ofensivas e chutes de longe, buscavam a virada no placar.

Na segunda etapa, a Austrália abdicou de atacar e buscava apenas cavar alguma oportunidade em uma cobrança de falta. O atacante Josh Kennedy entrou na segunda etapa e mudou o panorama da partida. Com um homem de referência, Gana passou a se preocupar com as investidas do adversário e, com isso, a partida voltou a ficar equilibrada.

Os ganenses tentavam resolver individualmente e, impacientes, abusavam dos chutes de fora da área, mas nem sempre de forma perigosa. Quando exigido, Schwarzer mostrou muita segurança no fim e colaborou para que os australianos segurassem o ímpeto dos africanos e comemorassem o primeiro ponto conquistado neste Mundial.

1ºT - 11min - GOOOLLLL DA AUSTRÁLIA!!!! Bresciano cobra falta com força da intermediária. Kingson, bem colocado, falha e solta nos pés de Holman, que bate para abrir o marcador.
1ºT - 20min - Ayew recebe próximo da área australiana, limpa um marcador e bate de direita, mas a bola passa por cima do gol de Schwarzer, após um desvio da defesa.
1ºT - 25min - GOOOOLLLLL DE GANA!!!!!! Gyan bate no canto esquerdo de Schwarzer, que vai para o outro lado, e empata
2ºT - 5min - Gyan recebe no meio, no contra-ataque, limpa para o meio e bate de direita, mas Schwarzer faz a defesa no canto esquerdo
2ºT - 27min - Wilkshire recebe completamente livre, de frente para Kingson, mas demora a bater e chuta em cima do goleiro. Na sequência, Emerton desperdiça o rebote
Juca Kfouri:
Nem parecia que os australianos jogavam com um a menos, dado o equilíbrio apresentado.
Vitor Birner:
Roberto Rossetti acertou ao expulsar o experiente atacante da Austrália e assinalar a penalidade.
Gyan atacante voltou a marcar de pênalti e foi o jogador que mais buscou incomodar a defesa adversária Kewell todos queriam a presença dele, que ficou apenas 25min em campo, expulso por colocar a mão na bola dentro da área
Schwarzer Gana teve 22 finalizações e apenas um, de pênalti entrou. O goleiro australiano mostrou muita segurança quando exigido Wilkshire desperdiçou uma chance clara, no segundo tempo, que poderia ter dado a vitória e mudado a história da Austrália neste Mundial

Ficha da Partida

Gana

Técnico: Milovan Rajevac
22. Kingson
4. Pantsil
8. Mensah
2. Sarpei
19. Addy
6. Annan
21. Kwadwo Asamoah
11. Muntari
13. André Ayew
23. Kevin-Prince Boateng
14. Matthew Amoah
3. Gyan
12. Tagoe
20. Owusu-Abeyie

Austrália

Técnico: Pim Verbeek
1. Schwarzer
8. Wilkshire
17. Rukavytsya
3. Moore
21. David Carney
2. Neill
23. Bresciano
11. Chipperfield
7. Emerton
14. Brett Holman
9. Josh Kennedy
16. Carl Valeri
6. Culina
10. Harry Kewell
Primeira fase - Grupo D  
Data: 19/06/2010 - 11h00 Árbitro: Roberto Rosetti (ITA)
Local: Royal Bafokeng Assistentes: Paolo Calcagno (ITA) e Stefano Ayroldi (ITA)

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host