19/06/2010 - 08h34

Fifa mantém amarelo de C. Ronaldo, e Portugal teme perdê-lo contra o Brasil

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Magaliesburgo (África do Sul)
  • Se receber mais um cartão amarelo, Cristiano Ronaldo não enfrentará o Brasil ainda na 1ª fase

    Se receber mais um cartão amarelo, Cristiano Ronaldo não enfrentará o Brasil ainda na 1ª fase

Cristiano Ronaldo corre o risco de não enfrentar o Brasil por suspensão. Neste sábado, a Fifa informou a seleção portuguesa que não irá retirar o cartão amarelo dado ao astro do Real Madrid no empate sem gols com a Costa do Marfim. Com isso, ele enfrenta a Coreia do Norte às 8h30 (de Brasília) desta segunda-feira pendurado. Outra advertência o tira da terceira rodada.

A decisão da Fifa foi lamentada pelos lusitanos. “O Cristiano Ronaldo é muito importante para nós. Ele não fez absolutamente nada e levou o amarelo por não fazer nada. Esses cartões custam mais caro que os outros”, opinou o meio-campista Raúl Meireles depois do treino deste sábado.

O árbitro uruguaio Jorge Larrionda puniu Cristiano Ronaldo após um desentendimento do atacante com o marfinense Guy Demel. No início do lance, o português foi derrubado na entrada da área, mas o juiz nada marcou.

“O jogador português foi derrubado e empurrado perto da área. Logo que levantou, foi cercado pelos oponentes e então insultado e novamente empurrado. Houve uma disparidade, uma vez que o jogador africano foi advertido com cartão amarelo e o jogador português, que apenas tentou se afastar, foi igualmente punido", reclamou a federação portuguesa, sem sucesso.

Como na Copa do Mundo dois cartões amarelos suspendem para o próximo jogo, Cristiano Ronaldo deverá ter cautela na partida contra a Coreia do Norte. O time asiático, inclusive, mostrou na estreia diante do Brasil, quando perdeu por 2 a 1, que sabe defender.

Os portugueses já preveem nova marcação cerrada sobre Cristiano Ronaldo. “Ele é um jogador bom tecnicamente e todos sabem seu valor, por isso tentam travá-lo de todas as maneiras. O Cristiano já está acostumado a sofrer entradas duras e vai superar isso de alguma maneira”, apostou Raúl Meireles.

Portugal e Costa do Marfim dividem a segunda colocação do grupo G com um ponto cada e nenhum gol marcado ou sofrido. O Brasil lidera a chave com três pontos, enquanto a Coreia do Norte está em último lugar. O duelo entre Portugal e Coreia do Norte será realizado no estádio Green Point, na Cidade do Cabo.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host