Reprodução

Pak Do-Ik (3º esq-dir), autor do gol contra a Itália, canta com colegas em filme da BBC

19/06/2010 - 12h35

Desempenho da Coreia do Norte desperta elogios de herói de 1966

Das agências internacionais
Em Seul (Coreia do Sul)

Grande ídolo da história do futebol norte-coreano, Pak Do-Ik se mostrou empolgado com o desempenho da Chollima em sua reestreia na Copa do Mundo, 44 anos depois da primeira participação. Apesar da derrota por 2 a 1 para o Brasil, a atuação da Coreia do Norte recebeu elogios daquele que marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre a Itália na Copa de 1966, o que fez a Azzurra voltar pra casa mais cedo e ser recebida em Gênova sob chuva de tomates.

“Nunca sonhei que veria um dia como este”, disse Pak Do-Ik neste sábado, segundo relato do jornal sul-coreano Chosun Sinbo. “É uma grande surpresa. O futebol norte-coreano continua surpreendendo o mundo”.

Fechada, a equipe asiática conseguiu segurar o ataque brasileiro até os 10 minutos do segundo tempo, quando levaram o primeiro gol, marcado pelo lateral Maicon. 16 minutos depois, Elano ampliou a conta.

Mas, durante toda a partida, os norte-coreanos não se mostraram intimidados, tocaram bola, foram para cima e até marcaram um gol naquela que é considerada uma das melhores defesas do mundo. Ji Yun-Nam, autor do tento, vibrou bastante com seus companheiros, que jamais imaginavam poder marcar no Brasil e perder apenas de 2 a 1.

“Eles jogaram com muita coordenação, habilidade e com um bom trabalho em equipe. Fizeram uma partida equilibrada contra o Brasil”, analisou Pak Do-Ik, completando que o desempenho de seus compatriotas o fez lembrar da campanha miraculosa de 1966, quando chegaram às quartas de final contra Portugal. Chegaram a estar vencendo por 3 a 0, mas, com Eusébio em seu auge, tomaram a virada e perderam por 5 a 3.

“O resultado [contra o Brasil] mostra a força de nossa equipe. Todo mundo deve estar surpreso. Muitos países nos reconhecem novamente”.

A Coreia do Norte joga contra Portugal na próxima segunda-feira, às 8h30, na Cidade do Cabo, em partida válida pelo Grupo G. Fecham a participação na fase de grupos contra a Costa do Marfim na sexta-feira que vem, às 11h, em Nelspruit.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host