Marcio Jose Sanchez/AP

Marcado por seis sul-coreanos, Messi tenta mais uma finalização na Copa do Mundo

18/06/2010 - 11h45

Maior finalizador da Copa, Messi é um protagonista em busca de precisão

Do UOL Esporte*
Em São Paulo

As boas atuações de Lionel Messi não foram ofuscadas pelas duas vitórias da Argentina na Copa do Mundo. Principal arma ofensiva do time de Diego Maradona, o camisa 10 também se transformou em protagonista de importante estatística do Mundial. O astro do Barcelona é o principal finalizador do torneio, com 15 chutes a gol após 180 minutos dentro de campo. Entretanto, Messi busca precisão nos arremates para ser ainda mais decisivo.

Entre os atletas que disputaram apenas uma rodada de Copa, Frank Lampard é o melhor. Com seis chutes, o inglês foi destaque no empate em 1 a 1 contra os Estados Unidos, mas tem menos que a metade das finalizações de La Pulga. Entre todos os atletas, Gonzalo Higuain – com 11 arremates – é o segundo melhor neste quesito. Esses números mostram que Messi tentou e não se escondeu nas partidas contra Nigéria e Coreia do Sul.

Entretanto, o que atrapalha o melhor jogador do mundo é a precisão de seus chutes. Dos 15 tiros até o momento, sete foram em direção ao gol e oito para fora. Com mais da metade dos arremates sem direção, Messi chegou mais perto quando colocou uma bola na trave da Coreia do Sul. Como comparação, Higuain já fez três gols após 11 tentativas, uma média de 27,27% de acerto.

OS NÚMEROS DA ESTRELA NA COPA DO MUNDO 2010

Chutes a gol 15
Chutes certos 7
Chutes errados 8
Chutes de dentro da área 8
Chutes de fora da área 7

Cobrado por gols na Copa, o camisa 10 da seleção albiceleste adota discurso para tentar esquecer o assunto e não se sentir mais pressionado. Messi diz estar confiante em acertar nas próximas partidas e não vê a falta de acerto nas finalizações como um problema. O astro prefere exaltar as qualidades do time, que soma duas vitórias no Mundial e lidera o grupo B, com seis pontos.

“O mais importante é que criamos muitas situações nestes dois jogos, contra Nigéria e Coreia do Sul. Temos que comemorar o fato de que hoje [quinta-feira] conseguimos converter os gols”, comentou Messi, em entrevista após a goleada argentina sobre a Coreia do Sul, por 4 a 1.

Na Copa-2010, o melhor do mundo finalizou oito vezes quando estava dentro da área. De fora, ele tentou em sete oportunidades. Ainda não acertou o alvo, mas sugere que a tendência é melhorar. “O importante é que estamos crescendo de partida em partida. Temos que continuar neste caminho até o fim do Mundial”, completou.

* Colaborou Bruno Freitas

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host