Ina Fassbender/Reuters

Árbitro dá cartão vermelho para Klose sob protestos de Schweinsteiger e Khedira

18/06/2010 - 10h20

Com arbitragem rigorosa, Alemanha erra pênalti, perde Klose e Sérvia vence

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Carl de Souza/AFP

    Jovanovic supera a marcação de Friedrich para marcar gol sérvio

  • John MacDougall/AFP

    Jovanovic (à direita) comemora com Zigic e Kuzmanovic o gol

  • Carl de Souza/AFP

    Goleiro sérvio Stojkovic faz a defesa no pênalti de Podolski

  • Tropeço Klose levou dois cartões amarelos em 25 minutos e prejudicou a seleção alemã.
    Replay Vidic repetiu lance de Kuzmanovic contra Gana e fez pênalti ao colocar a mão na bola
    Defendeu Podolski cobrou mal o pênalti aos 15min, e Stojkovic defendeu no canto esquerdo.

Se na primeira rodada a Alemanha se tornou sensação após marcar quatro gols e mostrar um futebol envolvente, nesta sexta-feira os germânicos conheceram o outro lado da moeda. Com uma arbitragem rigorosa, que rendeu a expulsão do artilheiro Klose logo no primeiro tempo, somado ao desperdício de um pênalti na segunda etapa, os alemães acabaram derrotados pela Sérvia por 1 a 0, em partida realizada em Port Elizabeth.

Além de ficar registrado como a primeira derrota da Alemanha e a segunda zebra deste Mundial, o jogo que abriu a segunda rodada do grupo D também será lembrado como o de maior número de cartões desta Copa. Foram nove no total, contra seis mostrados em França x México e Inglaterra x Estados Unidos, tudo graças ao rigor do espanhol Alberto Undiano.

Desde o início da partida, a Alemanha percebeu que não teria a mesma facilidade encontrada diante da Austrália, quando goleou por 4 a 0.

Pela frente, os habilidosos alemães encontraram uma forte defesa que, se estava desfalcada de Lukovic, foi comandada por Vidic, eleito um dos melhores zagueiros do mundo.

Mesmo assim, o confronto entre a criatividade alemã e a força sérvia começou a ficar em segundo plano logo aos 12min, quando o atacante Miroslav Klose recebeu um cartão amarelo por uma jogada relativamente “leve”. Antes dos 25min, outros três amarelos foram distribuídos (dois para a Alemanha e uma para a Sérvia), apesar de o jogo não ser violento.

Os alemães, no entanto, sentiram dois golpes em menos de um minuto. Klose, aos 37min, recebeu o segundo amarelo e, consequentemente, foi expulso, após outra falta típica de jogo. No lance seguinte, os sérvios fizeram boa trama ofensiva e conseguiram abrir o placar com Jovanovic.

Em vantagem, os sérvios voltaram para a segunda etapa dispostos a apostar no contra-ataque. Vidic, no entanto, quase complicou os planos da sua equipe, após colocar a mão na bola dentro da área. Podolski, por sua vez, desperdiçou a chance do empate e completou o "apagão polonês" da seleção da Alemanha.

A vitória desta sexta-feira deixou a Sérvia com os mesmos três pontos da Alemanha. Gana, que irá enfrentar a Austrália neste sábado, também venceu na primeira rodada e pode abrir vantagem diante dos rivais.

1ºT - 3min - Ozil recebe na direita e encontra Khedira já dentro da área sérvia. O volante bate de primeira, mas manda por cima do gol de Stojkovic.
1ºT - 37min - Expulso! Klose faz falta no círculo central, recebe o segundo amarelo e o cartão vermelho em seguida.
1ºT - 38min - GOOOOLLLL DA SÉRVIA!!!!! Krasic vai à linha de fundo na direita e cruza. O gigante Zigic ajeita para Jovanovic, que, sozinho, toca para o gol alemão
2ºT - 13min - Quase! Ozil acha um belo passe para Podolski, que recebe nas costas da defesa e toca na saída do goleiro, mas a bola vai ao lado do gol
2ºT - 15min - Pênalti perdido - Vidic estende a mão dentro da grande área e o árbitro marca pênalti. Podolski bate no canto direita e Stojkovic faz a defesa
2ºT - 24min - Quase! Krasic faz jogada pela direita, vai à linha de fundo e cruza. Marcado pelo baixinho Lahm, Zigic cabeceia e a bola bate no travessão e sai
Juca Kfouri:
Alemanha está longe de ser o que já foi, ou mesmo aquela contra os cangurus.
Vitor Birner:
A expulsão de Klose foi exagerada se observarmos as culturas de jogo alemã e sérvia,
Krasic Confirmou o esperado. Fez o cruzamento que originou o gol da sua equipe e foi a principal arma ofensiva da Sérvia contra a Alemanha Podolski Não conseguiu repetir a boa atuação da estreia. Cobrou mal um pênalti e chutou para fora outras duas boas chances de gol para sua equipe
Stojkovic Defendeu o pênalti cobrado por Podolski e não deu margens a possíveis "surpresas" da bola Jabulani Vidic Quase comprometeu a vitória da sua equipe ao colocar a mão na bola de forma infantil dentro da área e, com isso, ceder um pênalti aos alemães

Ficha da Partida

Alemanha

Técnico: Joachim Low
1. Neuer
16. Philipp Lahm
3. Friedrich
17. Mertesacker
14. Holger Badstuber
23. Mario Gómez
7. Schweinsteiger
6. Khedira
8. Ozil
21. Marko Marin
13. Müller
19. Cacau
10. Podolski
11. Klose

Sérvia

Técnico: Radomir Antic
1. Stojkovic
6. Ivanovic
5. Vidic
20. Neven Subotic
3. Kolarov
14. Milan Jovanovic
8. Lazovic
17. Krasic
18. Kuzmanovic
19. Radosav Petrovic
10. Dejan Stankovic
9. Ninkovic
4. Gojko Kacar
15. Zigic
Primeira fase - Grupo D  
Data: 18/06/2010 - 08h30 Árbitro: Alberto Undiano (ESP)
Local: Nelson Mandela Bay Assistentes: Fermin Martinez (ESP) e Juan Carlos Jimenez (ESP)

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host