17/06/2010 - 18h57

Vitória suíça preocupa Chile, que quer evitar decisão contra Espanha

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
  • Jean Beausejour (d) corre ao lado de Matias Fernandez para comemorar o primeiro gol do Chile

    Jean Beausejour (d) corre ao lado de Matias Fernandez para comemorar o primeiro gol do Chile

A surpreendente vitória da Suíça sobre a Espanha pode forçar uma decisão por uma vaga entre chilenos e espanhois na última partida da fase de grupos. Isto porque, caso o Chile perca ou empate com a Suíça e a Espanha confirme seu favoritismo contra Honduras na segunda rodada, o grupo terá os chilenos e os suíços com 4 ou 3 pontos e os espanhois com 3. Ou seja, dependendo só dela mesma para ultrapassar os sul-americanos, a Fúria estaria a uma vitória de alcançar as oitavas de final.

A conjectura acima é algo de que os atletas do Chile estão conscientes, e que inclusive teria gerado um leve pessimismo na equipe, segundo relato do jornal Triunfo.

Porém, o chileno Jean Beausejour afirma que a vitória da Suíça sobre a Espanha não irá afetar a preparação de sua equipe para as demais partidas do Grupo H, acreditando que sua seleção tem condições de bater qualquer um de seus adversários. “Se nós ganharmos, o resultado dos outros não nos interessará. Dependemos só de nós mesmos”, confiou o jogador do América do México em entrevista coletiva.

Beausejour foi o autor do gol da vitória do Chile sobre Honduras na última quarta-feira. Porém, no mesmo dia, a Suíça inesperadamente venceu por 1 a 0 a Espanha, a quem todos já consideravam como líder absoluta do grupo.

Outra possibilidade é a de que Chile, Espanha e Suíça terminem todos com 6 pontos e a decisão pela vaga caia nos critérios de desempate. Como o Chile venceu o azarão Honduras por apenas 1 a 0, a equipe de Marcelo Bielsa já teria largado atrás de seus adversários, que teriam a chance de abrir placares mais vantajosos.

Para evitar uma decisão contra os espanhois, o Chile terá a obrigação de passar pela Suíça, um confronto que Beausejour considera totalmente diferente do primeiro que tiveram.

“Honduras nos passou a responsabilidade de ganhar a partida. Com a Suíça vai ser diferente, eles têm um contra-ataque potente, é uma característica que devemos levar em consideração. Será uma partida muito equilibrada”, comentou o meia-atacante.

Depois de enfrentar a Suíça na próxima segunda-feira, dia 21 de junho, às 11h, o Chile termina sua participação na fase de grupos contra a Espanha, no dia 26 às 15h30.

*Com as agências internacionais

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host