17/06/2010 - 10h34

Fifa denuncia cervejaria e diz que fãs do vestido foram instruídas a mentir

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (África do Sul)

A polêmica entre Fifa e a cervejaria holandesa Bavaria na Copa do Mundo continua nesta quinta-feira. A entidade máxima do futebol mundial voltou a se manifestar, denunciou a empresa de “publicidade encoberta” e afirmou que as torcedoras que usavam o vestido laranja na vitória da Holanda sobre a Dinamarca foram instruídas a mentir em caso de detenção.

O porta-voz da Fifa, Nicholas Maingot, explicou que a entidade não denunciou as garotas, mas sim a Bavaria por “publicidade encoberta” ao contratar grupos chamativos de jovens para que usem vestidos desenhados pela empresa para as partidas da Copa do Mundo. A Budweiser é a marca que patrocina o evento.

Barbara Castelein e Mirthe Nieuwpoort, duas das 36 mulheres do vestido laranja, foram presas e processadas por um tribunal que cuida de assuntos relativos ao Mundial. As modelos só foram liberadas após o pagamento de fiança de US$ 1.319.

“Averiguamos que a Bavaria mandou para a África do Sul dois coordenadores, que estavam encarregados de espalhar a campanha promocional e contratar garotas locais. Elas receberam instruções sobre o que deveriam fazer no estádio”, afirmou a Fifa em comunicado.

No texto a entidade máxima do futebol não revela de onde obteve as informações, mas dá detalhes sobre a ação da cervejaria. “Antes de entrar no estádio, elas se disfarçaram de seguidoras da Dinamarca para cobrir os vestidos laranjas”.

Segundo a agência local Sapa, Castelein e Nieuwpoort viajaram para a África do Sul com os gastos pagos pela Bavaria, enquanto as outras meninas foram contratadas especificamente para a estreia holandesa na Copa, na última segunda-feira.

ESCALE A SELEÇÃO DA HOLANDA

  • Arte UOL

“Já advertimos as empresas antes de começar o Mundial que a publicidade encoberta é ilegal na África do Sul”, explicou a Fifa. O caso provocou a demissão do comentarista de TV, Robbie Earle, acusado de ceder entradas ao grupo de 36 mulheres.

Na quarta-feira, a Bavaria enviou nota oficial para a imprensa mundial. “Se a Fifa tem qualquer problema com a nossa companhia, gostaríamos de pedir que eles entrem em contato diretamente conosco, e não façam nada contra as pessoas que usam os nossos vestidos laranja. Até agora, a Bavaria não recebeu nenhuma manifestação diretamente da Fifa”, dizia o comunicado.

Os vestidos laranja são distribuídos como brinde para quem compra mais de oito pacotes de cerveja Bavaria nos supermercados da Holanda. Sylvie van der Vaart, casada com o camisa 23 da seleção, estrela a campanha do "Vestido Holandês".

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host