17/06/2010 - 04h13

Nelson Mandela comparece ao funeral de sua bisneta realizado nesta quinta

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (AFS) *
  • Bastante debilitado, Nelson Mandela compareceu ao funeral de sua bisneta, Zenani, nesta quinta-feira

    Bastante debilitado, Nelson Mandela compareceu ao funeral de sua bisneta, Zenani, nesta quinta-feira

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 91 anos, esteve presente na manhã desta quinta-feira ao funeral de sua bisneta Zenani Mandela, que morreu em um acidente de carro na última semana, dois dias após completar 13 anos. A informação foi constatada por um jornalista da agência AFP.

Zenani voltava para casa após assistir ao show de abertura da Copa do Mundo, em Johanesburgo, na véspera da partida de abertura do torneio. O motorista do veículo, que estava bêbado, segundo autoridades locais, perdeu o controle na direção e capotou o carro, causando a morte da menina.

Parte do funeral foi aberto ao público, mas somente a família foi autorizada a participar de outro funeral privado, segundo informou a Fundação Mandela, que ocorreu na capela de St. Stithians College, em Sandton, no subúrbio de Johannesburgo.

Mandela, que completa 92 anos de vida no próximo dia 18 de Julho, se sentou com ajuda de colaboradores na primeira fila da capela do colégio St. Stithians, onde Zenani estudava. O ex-presidente africano compareceu à cerimônia com sua esposa Graça.

O gabinete de Nelson Mandela divulgou anteriormente que um amigo próximo da família era quem estava dirigindo o carro no momento do acidente. O motorista era Sizwe Mankazana, de 23 anos, filho de Zwelakhe Mankazana, membro da família de Mandela.

* Atualizada às 14h15

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host