16/06/2010 - 15h39

Técnico do Paraguai não tem obsessão por vitória e mira apenas classificação

Das agências internacionais
Em Pietermaritzburg (África do Sul)

O técnico do Paraguai Gerardo Martino mostrou que não tem muita sede de vitória. Ele disse que o primeiro objetivo do grupo é conquistar a classificação para a segunda fase da Copa do Mundo, independente da posição na tabela, e que para isso não é necessário vencer todos os jogos.

“A classificação será decidida nas duas próximas partidas. Não podemos nos distrair, mas não acredito que tenhamos que ganhar as duas. Até com dois empates podemos nos classificar”, disse.

Gerardo Martino não compartilha do pensamento de Víctor Haedo Valdés, que advertiu que a seleção guarani pode selar sua classificação no próximo domingo se vencer a Eslováquia. Os times se enfrentam em Bloemfontein.

“A classificação pode chegar de várias maneiras. Com o resultado que aconteceu entre Eslováquia e Nova Zelândia há muitas combinações. Queremos assegurar a vaga, mas as partidas de vida ou morte começam nas oitavas de final, não agora. Primeiro a classificação, depois a primeira colocação se possível”

O Paraguai arrancou um empate com a Itália por 1 a 1 na Cidade do Cabo. O técnico elogiou a atuação paraguaia e a posse de bola equilibrada e relembrou que as ocasiões mais claras de gol foram do selecionado sul-americano. Ainda assim admitiu: “Temos muito a melhorar”

O time foi beneficiado pelo empate, também por 1 a1, entre Eslováquia e Nova Zelândia, o que deixou o grupo embolado com todas as equipes com um ponto.

Martino também se mostrou preocupado com os jogadores lesionados, principalmente Jonathan Santana, que jogou nos últimos 15 minutos do jogo contra a Itália sentiu dores musculares. Roque Santa Cruz também começou o duelo como reserva devido a limitações físicas.

“O panorama de Jonathan não é fácil ao menos de momento. Creio que o diagnóstico é pouco esperançoso. Mas é meu ponto de vista. Sobre Santa Cruz temos que procurar não perdê-lo em todo o Mundial. Pretendemos ajudá-lo para que esta seja sua melhor Copa do Mundo”

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host