Flavio Florido / UOL

Norte-coreanos comemoram após furarem a "Melhor defesa do mundo" brasileira

16/06/2010 - 07h01

"Melhor defesa do mundo" acusa golpe de gol sofrido contra norte-coreanos

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)

Com status de melhor defesa do mundo antes mesmo do início da Copa, a linha de trás da seleção brasileira deixou a partida de estreia no Mundial na última terça-feira escancarando o desconforto por ter sofrido um gol da equipe número 105 no ranking da Fifa, na apertada vitória sobre a Coreia do Norte por 2 a 1.

Após a partida no estádio Ellis Park, em Johanesburgo, jogadores da seleção creditaram ao gol dos norte-coreanos no fim do jogo um caráter de alerta para a sequência na Copa do Mundo.

"Serve como lição para os próximos jogos. A gente viu que não pode piscar um só minuto. Não pode piscar porque não tem mais bobo no futebol", disse o goleiro Julio Cesar após a partida da última terça.

"Eu, assim como qualquer jogador do sistema defensivo, não gosto de tomar gol, mas há males que vêm para o bem", completou o titular do gol brasileiro.

Os homens do meio-campo responsáveis pela proteção da defesa também deixaram a partida com a sensação dividida entre a alegria da vitória na estreia e a frustração pelo gol sofrido. "Tomamos um gol no final que não podemos tomar. É preciso ter concentração nos 90 minutos para não acontecer o que aconteceu hoje", afirmou o volante Felipe Melo.

A atual defesa brasileira tem como espinha dorsal o trio da Inter de Milão Julio Cesar, Maicon e Lúcio, que vem de temporada extremamente bem-sucedida na Europa. A linha ainda conta com Juan (Roma), com o lateral esquerdo Michel Bastos (Lyon), além dos volantes de proteção Gilberto Silva (Panathinaikos) e Felipe Melo (Juventus).

Foi com esta base que a seleção levou à Copa na África do Sul um retrospecto recente de respeito. Foram sete gols sofridos nas últimas dez partidas, contando já o confronto com a Coreia do Norte, com média de 0,7 por jogo.

Depois da vitória na estreia, a seleção de Dunga volta a campo no próximo domingo, às 15h30 (horário de Brasília), para enfrentar a Costa do Marfim em Johanesburgo, desta vez no estádio Soccer City, em confronto válido pela segunda rodada do grupo G.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host