16/06/2010 - 12h03

Maradona canta 'parabéns' para jornalista e vive lua-de-mel com a mídia

Alexandre Sinato e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)

De bem com a torcida, depois do sofrimento nas eliminatórias, Diego Maradona vive também uma espécie de lua-de-mel com a imprensa argentina, que o criticou duramente ao longo da campanha para a Copa.

Na entrevista que deu nesta quarta-feira, em Pretória, Maradona chegou a cantar “parabéns pra você” a um repórter que fazia aniversário. Cumprimentou todos os jornalistas com um “buenas tardes”, repetiu a saudação duas vezes, fez piadas, exibiu descontração em vários momentos e pareceu totalmente relaxado.

O mesmo Maradona que foi até suspenso ao mandar os jornalistas “chuparem” no fim das eliminatórias hoje é alvo de perguntas amenas e pouca contestação de seus compatriotas na África do Sul. Nem os treinos fechados, que ocorrem com maior frequência do que os da seleção brasileira, alteram o clima positivo com a mídia.

As cenas que a reportagem do UOL Esporte testemunhou na manhã desta quarta-feira ainda não ocorreram no ambiente da seleção brasileira e parece improvável que venham acontecer com Dunga. Nas vitórias ou nas derrotas, o treinador brasileiro costuma dar “patadas” na imprensa.

Na última terça-feira, após o triunfo por 2 a 1 sobre a Coreia do Norte, por exemplo, o técnico aproveitou uma resposta sobre Robinho para ironizar um jornalista que, segundo ele, defendeu no ano passado a não convocação do jogador. “Tenho memória de elefante”, provocou Dunga.

Maradona, por sua vez, estava tão à vontade nesta quarta que, depois de alguns minutos de entrevista, vestiu um agasalho oficial da Argentina sobre o agasalho de treinos, com o qual chegou, para esconder as marcas de patrocinadores da seleção. “Se não, depois tomo uma multa”, brincou, referindo-se às estritas normas que regem os eventos da Fifa.

Apesar das diferenças, Dunga e Maradona têm algo em comum. Eles disputam mais que um título nesta Copa. São os únicos candidatos a entrarem para a seleta galeria dos campeões mundiais na dupla função de jogador e técnico, na qual constam apenas os nomes de Zagallo e Beckenbauer.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host