16/06/2010 - 13h02

Jornais ressaltam feito histórico e colocam Chile na elite do futebol mundial

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Chile voltou a vencer em Copa do Mundo após 48 anos com o triunfo sobre Honduras por 1 a 0. O feito foi ressaltado pelos jornais chilenos que colocaram a seleção nacional em um patamar elevado no futebol mundial.

REPERCUSSÃO DOS JORNAIS CHILENOS

  • La Tercera: "Histórico: Assim queríamos te ver"

  • Triunfo destaca presença de 8 mil chilenos

  • El Mercurio: país volta ao primeiro plano do futebol

A versão digital do jornal El Mercúrio traz a manchete “Chile volta ao primeiro plano do futebol mundial com um triunfo ante Honduras”.  De acordo com a publicação, os comandados de Marcelo Bielsa já entraram para a história apesar de terem feito apenas o primeiro jogo no Mundial.

O jornal La Tercera dá ainda mais ênfase ao acontecimento. Quase metade de sua home page é ocupada por uma foto de comemoração dos jogadores com os dizeres “Histórico: Assim queríamos te ver”. Na página de Esporte, o comentário é que o time escreveu um novo capítulo na história.

O Chile não ganhava uma partida de Mundial desde 1962, quando sediou o torneio e terminou em terceiro lugar, após superar a extinta Iugoslávia por 1 a 0 no seu último jogo. A conquista desta quarta-feira teve ainda mais mérito, já que o time teve em campo a mais jovem equipe titular do país.

O periódico Triunfo destacou a presença da torcida no estádio Mbombela em Nelspruit. Foram cerca de 8 mil torcedores que comemoram a vitória sobre Honduras. Segundo o jornal, eles eram maioria nas arquibancadas, chegaram cedo e chamaram a atenção pelas músicas e o som das vuvuzelas.

Rivais

A vitória do Chile teve repercussão na Espanha que também faz parte do grupo H. O jornal Marca traz o título “Chile mostra suas credenciais”. A reportagem destaca o futebol ofensivo dos sul-americanos frente a uma equipe fraca tecnicamente.

Assim como seu concorrente, o diário AS reserva um espaço para a atuação chilena e faz um alerta para a Espanha: “Chile será o rival: vence e convence”. De acordo com o jornal, a equipe venceu apenas por 1 a 0, mas tinha condições de golear.

Os times se enfrentam na última rodada do grupo H, no dia 25, em Pretória. Antes disso, os sul-americanos medem forças com a Suíça na próxima segunda-feira, em Port Elizabeth, enquanto os espanhóis jogam contra Honduras em Johanesburgo no mesmo dia.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host