16/06/2010 - 05h19

Em dia comemorativo no país, Mokoena pede apoio da torcida e das vuvuzelas

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O zagueiro e capitão da seleção sul-africana Aaron Mokoena pediu aos torcedores do país para soarem suas vuvuzelas o mais alto que puderem para impulsionarem os Bafana Bafana à próxima fase da Copa do Mundo.

Alvo de discussão desde o início do torneio, inclusive com o pedido de diversas nações para que fosse proibida sua entrada nos estádios do Mundial, a vuvuzela já é um símbolo da Copa africana e foi agora ainda mais incentivada pelo defensor Mokoena.

"Queremos ouvir as vuvuzelas, não durante os hinos nacionais, mas gostaríamos de sentir a torcida atrás de nós. Eles já estão conosco, mas especialmente amanhã (dia 16), nós precisamos deles no jogo”, falou Mokoena se referindo a segunda partida da África do Sul, contra o Uruguai.

Exatamente no dia do duelo entre sul-africanos e uruguaios, é comemorado o Dia da Juventude na África do Sul, que faz alusão à tragédia de Soweto, quando a polícia, há 34 anos, reprimiu jovens que se manifestavam contra o regime racista em Soweto.

"Amanhã é um dia muito importante para a África do Sul", recordou o capitão da seleção. “Especialmente para os jovens. Nós realmente temos que ganhar o jogo... ter um jogo no dia 16 de junho significa muito e será brilhante para vencer", completou Mokoena ao site Iol.

Porém, a missão da África do Sul não será fácil. O rival Uruguai também empatou na estreia e precisa da vitória para sonhar com a próxima fase da Copa. "Eles são uma equipa muito experiente, que se defendem muito bem", disse Mokoena, que se mostrou conhecedor do futebol da Celeste Olímpica.

“Forlán fez uma boa Liga Espanhola e está cheio de confiança. Fizemos nossa lição de casa, analisando os seus pontos fortes... estamos ansiosos para o jogo", declarou o jogador.

Na abertura da segunda rodada do grupo A da Copa do Mundo de 2010, a África do Sul enfrenta o Uruguai nesta quarta-feira, às 15h30 (horário de Brasília), em Pretória. Ambas equipes somam um ponto, assim como os demais times da chave, França e México, que se encaram na quinta.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host