16/06/2010 - 16h29

Del Bosque defende estilo de jogo da Espanha, Hitzfeld admite surpresa

Das agências internacionais
Em Durban (África do Sul)

ESPANHA PERDE PARA A SUÍÇA POR 1 A 0

  • J.McDonald/Getty Images

    A 1ª ZEBRA Primeiro gol, primeiro cartão amarelo, primeiro pênalti, primeira goleada. Após tantos 'primeiros', a Copa viu apenas na última rodada da fase inicial sua 1ª zebra: Suíça 1 x 0 Espanha.

  • J.McDonald/Getty Images

    ESPANHA SEM OBJETIVIDADE A Furia foi um dos cinco times que mais passou, que melhor passou, que mais chutou e que mais vezes acertou o gol. Mas não conseguiu marcar contra a Suíça.

  • Getty e AFP

    ORGULHO DE CABO VERDE Naturalizado, Gelson Fernandes disse que o gol contra a Espanha, que definiu a primeira zebra da Copa foi um sonho realizado: "Agora, temos de pensar à frente".

O técnico da Espanha, Vicente del Bosque, reconheceu: a derrota para a Espanha não foi das melhores. O 1 a 0 mostrou um time apático, insistindo demais nas jogadas bonitas, sem atacar com o intuito de chegar ao gol. Mas ele negou que vá mudar alguma coisa para a segunda partida do grupo.

Quem também não vai trocar seus jogadores é Ottmar Hitzfeld. O alemão técnico da Suíça também admitiu, após o jogo, que o resultado foi dos mais inesperados. “É uma sensação muito agradável ganhar da favorita. São três pontos inesperados”.

Após a derrota, Del Bosque disse que seu time jogou da melhor maneira contra um rival montado apenas para defender. Segundo ele, a Espanha jogou como nos melhores manuais da modalidade: "No futebol, para ganhar você precisa jogar de uma forma ortodoxa. E foi o que fizemos. Buscamos alternativas pelos lados, colocamos (Fernando) Torres no centro. Mas eles se defenderam muito bem. Acredito nessa receita para sair dos momentos difíceis", explicou Del Bosque.

O espanhol, porém, não deixou de alfinetar o rival: “Foi um prêmio grande demais para o futebol que jogaram”. “A Suíça jogou atrás, para resistir a nosso futebol e aproveitar qualquer contra-ataque ou bola parada", completou.

Hitzfeld não pareceu se importar com as críticas. "Em um jogo deste tipo, é preciso ter sorte. Estivemos muito bem organizados no primeiro tempo. Criamos problemas para a Espanha. No segundo tempo, abriram sua defesa e tentamos aproveitar seus espaços com ataques rápidos" analisou Hitzfeld. “A partida contra o Chile será tão difícil como contra a Espanha", completou.

Casillas: O que aconteceu?

O goleiro e capitão da seleção espanhola, Iker Casillas, foi um dos jogadores mais incrédulos com a derrota. Logo após a partida, em entrevista concedida na zona mista do estádio Moses Mabhida, em Durban, não escondeu sua surpresa.

"Não sei o que aconteceu. Nossa partida foi boa em termos gerais,. Não contávamos com essa derrota", falou. "E o gol, o gol foi uma má sorte enorme. Primeiro eu consegui tirar a bola, mas ela bateu no atacante. Voltou e bateu no Piqué. E ficou lá, parada, para o atacante", finalizou.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host