16/06/2010 - 17h46

Após 56 anos, Uruguai volta a vencer em Copa por pelo menos três gols de diferença

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O triunfo sobre a África do Sul por 3 a 0, nesta quarta-feira, em Pretória, foi especial para os uruguaios. O resultado não só deixou a Celeste Olímpica perto de uma vaga para as oitavas de final da Copa do Mundo como também encerrou um jejum: desde 1954, a equipe não vencia uma partida da competição por três gols de diferença.

No Mundial da Suíça, os uruguaios festejaram sua última vitória por uma grande diferença de gols. A ocasião foi marcada por uma goleada de 7 a 0 dos uruguaios sobre a Escócia no estádio St. Jakob, na Basileia.

Além disso, a vitória por 3 a 0 sobre os sul-africanos acabou com outra série: o Uruguai não vencia um jogo do Mundial desde 1990, na Itália. A última vez na qual os uruguaios saíram de campo vitoriosos na história da competição foi em 21 de junho, quando derrotaram a Coreia do Sul por 1 a 0, no último jogo da fase de grupos. Nas oitavas de final, a equipe perdeu por 2 a 0 para a Itália e foi eliminada.

Nas duas Copas seguintes (1994 e 1998), o Uruguai não conseguiu se classificar. Em 2002, a Celeste Olímpica se despediu do Mundial ainda na fase de grupos após perder para a Dinamarca (2 a 1) e empatar com França (0 a 0) e Senegal (3 a 3). Os uruguaios não participaram da Copa em 2006.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host