15/06/2010 - 09h46

Meio-campista diz que Uruguai "tem outras qualidades além da garra"

Das agências internacionais
Em Kimberley (África do Sul)
  • Diego Pérez quer que Uruguai também seja conhecido por sua qualidade técnica, além da garra

    Diego Pérez quer que Uruguai também seja conhecido por sua qualidade técnica, além da garra

Quando se fala em seleção uruguaia, fica difícil fugir do estereótipo de uma equipe baseada na garra e na força física de seus jogadores. Para o meio-campista Diego Pérez, a Celeste Olímpica tem outras qualidades.

“Conversamos todo o tempo sobre nosso empenho. Evidentemente, é algo que está em nós, na cultura do nosso futebol. Mas acabamos ficando prisioneiros dessa imagem. Não importa o que a gente faça, as pessoas só se lembram disso, da garra charrúa”, afirmou, em entrevista ao site da Fifa.

Pérez destacou a qualidade técnica dos jogadores uruguaios. “Quando se joga com Diego Forlán, Luis Suárez ou Ignacio González, e com laterais da qualidade dos nossos, não há como ser mais técnico. Mas, mesmo assim, ainda escutamos sempre comentários sobre a nossa agressividade”, comentou.

Sobre o empate sem gols na estreia contra a França, o meio-campista lamentou a falta de experiência de equipe, mas ressaltou a superação. “Uma primeira partida na Copa do Mundo é sempre difícil, especialmente contra uma equipe com muito mais experiência do que a nossa. No Uruguai, somente dois jogadores disputaram um Mundial antes. No entanto, nós conseguimos controlar o adversário, que não jogou melhor do que nós”, analisou.

Ele ainda disse o que espera dos próximos adversários da Celeste Olímpica. “Estamos acostumados a enfrentar o México nos torneios sul-americanos, conhecemos o seu estilo no que diz respeito à rapidez de jogo e à motivação. Quanto à África do Sul, considerando o apoio do público, esperamos um jogo muito difícil, com uma pressão grande da parte deles, reforçada pelo entusiasmo das arquibancadas”, completou.

Nesta quarta-feira, o Uruguai volta a campo pelo grupo A. A Celeste Olímpica enfrenta a África do Sul em Pretória às 15h30 (horário de Brasília).

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host