15/06/2010 - 10h01

Sob frio de 6º, são-paulino e botafoguense aguardam abertura dos portões para jogo do Brasil

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)

A duas horas da abertura dos portões do Ellis Park, prevista para às 11h30 (horário de Brasília), os primeiros torcedores brasileiros começam a chegar ao estádio para a estreia do Brasil na Copa, contra a Coreia do Norte, às 15h30. Depois de uma segunda-feira com temperaturas amenas, Johanesburgo amanheceu gelada, com os termômetros marcando 6º no início da tarde e previsão de queda à noite, podendo chegar a temperaturas negativas.

O paulistano Iuri Barros, de 39 anos, foi o primeiro a chegar. Instalado em Durban, onde o Brasil faz a sua terceira partida na primeira fase, contra Portugal, no próximo dia 25, Barros chegou a Johanesburgo bem cedo, preocupado com eventuais dificuldades para alcançar o estádio. “Cheguei aqui e não tinha ninguém”, constatou o torcedor são-paulino, executivo de uma empresa de sistemas.

Logo depois chegaram Welton Carvalho, 45, e seu filho, Bernardo, 21. Com bandeira do Botafogo e camisa do clube, guardada para vestir na hora da partida, a dupla é só animação, apesar do frio: “Vamos mostrar a bandeira na televisão”, promete Welton.

O administrador de empresas cogitou trazer seu outro filho, de 12 anos, mas desistiu – e não se arrependeu. “A gente anda meio preocupado aqui em Johanesburgo. Dá um certo medo”, diz. Welton e seu filho estão decepcionados, até o momento, com o que encontraram na África do Sul. “Não tem clima de Copa aqui”, diz Bernardo. “Eles não estão preparados para a Copa”, acrescenta Welton. “Estamos tendo muitas dificuldades de transporte na cidade”.

Tanto Barros quanto os Carvalho vieram à África do Sul por conta própria, com ingressos para assistir às três partidas do Brasil na primeira fase.

Quem também chegou cedo para reforçar a torcida brasileira foi o moçambicano Billy Teburu, carregando uma placa com os dizeres: "Hoje a vitória é nossa, Brasil. Ouro na final. Viva o hexa". Sobre o placar do jogo, Billy se mostrou otimista. "Será 3 a 1 Brasil e vamos em busca do hexa."

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host