AP Photo/Armando Franca

Cristiano Ronaldo se estranha com Demel: os dois levaram cartão após discussão

15/06/2010 - 12h50

Obediência tática da Costa do Marfim segura Cristiano Ronaldo e Portugal

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Laurence Griffiths/Getty Images

    No início do jogo, Drogba fica no banco, só observando a partida

  • AP Photo/Roberto Candia

    Após levar pancada, Cristiano Ronaldo peita Demel e leva cartão

  • AFP PHOTO / KARIM JAAFAR

    Maiores e mais fortes, Costa do Marfim leva vantagem na área

  • Só no 2º tempo Drogba se recuperou, mas só entrou no segundo tempo, aos 19min.
    Força física Os marfinenses ganhavam todas as divididas. Pior para Liedson, o Levezinho, perdido entre gigantes
    Criação no meio-campo Com jogadores mais adiantados, Costa do marfim melhorou no 2º tempo

Lembra da história de que as seleções africanas eram um bando de jogadores, com talento mas sem noção tática? Nesta terça-feira, o sueco Sven Goran Eriksson mostrou que, com um pouco de trabalho, nem sempre as coisas funcionam assim.

Montando um ferrolho digno da Inter de Milão de José Mourinho e usando toda a força física de seus jogadores - a maioria maior e mais forte do que os portugueses -, a Costa do Marfim segurou Portugal na estreia das duas seleções na Copa do Mundo. O 0 a 0 foi chato se você gosta de futebol ofensivo, mas lotado de lances brigados, disputas duras - e de 11 jogadores marfinenses marcando no campo defensivo sempre que Portugal pegava na bola.

Cristiano Ronaldo, sem dúvida o maior jogador em campo, até tentou. Sempre que recebia a bola com algum espaço para pensar, conseguia alguma coisa. A melhor delas, logo no início do primeiro tempo, um chute de longe, após um belo toque de calcanhar, pelo meio das pernas, que limpou a marcação. O chute foi de longe, mas acertou a trave direita do goleiro Barry.

O primeiro tempo foi de pouco trabalho para Barry e Eduardo, no gol português. Enquanto isso, zagueiros e volantes travavam duelos com os atacantes. Cristiano Ronaldo, que começou jogando na direita, passou para a esquerda. Foi o início do duelo do jogo, com Demel. Após poucos minutos de briga intensa, os dois levaram amarelos e as disputas ficaram um pouco mais suaves.

No segundo tempo, Eriksson mostrou, mais um vez, seu toque. Ex-técnico da Inglaterra, ele conseguiu fazer com que seus comandados atacassem um pouco mais. O resultado fori uma série de chances para os marfinenses, aproveitando a lentidão do lado direito da defesa portuguesa, com a dupla do Chelsea Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho. Gervinho fez a festa por lá, chutando três vezes nos primeiros minutos, com perigo.

Aos 19, Ronaldo ganhou companhia: Didier Drogba. Pouco mais de uma semana após quebrar o antebraço direito, ele estreou na Copa do Mundo. Entrou no lugar de Kalou, seu companheiro de time na Inglaterra. Não fez muito. A movimentação estava ruim e ele mostrava claramente falta de ritmo. Mas como artilheiro é sempre artilheiro, aos 45 minutos quase marcou, em bola travada por Bruno Alves.

O gol não saiu, mas se o técnico Dunga assistiu à partida, já tem muito com o que se preocupar para os rivais do Brasil. Os portugueses não mostraram inspiração, mas quando chegaram com um pouco de espaço, ameaçaram. Já os marfinenses, aplicados na defesa, sem o ar despreocupado de outros tempos e com porte físico imponente, foram perfeitos na defesa e, no segundo tempo, perigosos no ataque.

    1ºT - 10min - Na trave! Ronaldo recebe na intermediária, dribla o marcador e chuta de muito longe. A bola bate na trave esquerda.
    1ºT - 22min - Pedro Mendes perde a bola para Gervinho, que entra na área trombando. Acabou cortado por Paulo Ferreira
    2ºT - 08min - Gervinho recebe na esquerda dentro da área, passa pelo marcador e chuta cruzado. Goleiro Eduardo espalma
    2ºT - 12min - Quase! Deco faz boa jogada pela esquerda e cruza na cabeça de Liedson. Mesmo menor que marcador, o brasileiro cabeceou nas mãos de Barry
    2ºT - 26min - Gol anulado. Cruzamento pela direita, Liedson cabeceia e Barry não corta. Ronaldo empurra para as redes, mas juiz marca falta de Bruno Alves
    2ºT - 45min - Drogba recebe dentro da área, na cara de Eduardo, mas, desequilibrado, perde o gol. Melhor chance marfinense

REUTERS/Denis Balibouse

Não foi gol! Barry se estica, mas bola vai na trave.
Veja mais fotos da partida

Cristiano Ronaldo
Ativo no ataque português no 1º tempo, mudou sempre de lado e foi o grande alvo das bordoadas. Ainda acertou a trave. O ponto negativo foi ter sumido no 2º tempo.
Deco
Meia brasileiro naturalizado, era esperança de criação, mas só fez uma jogada para Portugal, que acabou com cabeçada de Liedson.
Defesa marfinense
Sem Drogba, Eriksson convenceu a Costa do Marfim a jogar na defesa. Uma linha quatro zagueiros e cinco meio-campistas parou o time rival e ainda ameaçou no 2º tempo.
Eboué
Lateral foi deslocado para o meio, para ajudar na armação. Não deu certo. Mesmo ex-atacante, só marcou. Acabou substituído.

 

Ficha da Partida

Costa do Marfim

Técnico: Sven-Goran Eriksson
1. Barry
21. Eboué
13. Romaric
20. Guy Demel
4. Kolo Touré
17. Siaka Tiéné
10. Gervinho
18. Keita
9. Tiote
15. Zokora
19. Yaya Touré
15. Aruna Dindane
8. Kalou
11. Drogba

Portugal

Técnico: Carlos Queiroz
1. Eduardo
3. Paulo Ferreira
6. Ricardo Carvalho
2. Bruno Alves
23. Fábio Coentrão
16. Raúl Meireles
17. Rubén Amorin
8. Pedro Mendes
20. Deco
19. Tiago
10. Danny
11. Simão Sabrosa
9. Liedson
7. Cristiano Ronaldo
Primeira fase - Grupo G  
Data: 15/06/2010 - 11h00 Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Local: Nelson Mandela Bay Assistentes: Pablo Fandino (URU) e Mauricio Espinosa (URU)

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host